Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A INTERNACIONALIZAÇÃO DA MODA BRASILEIRA: O CASO DA MARISOL S.A.

Título
[en] THE INTERNATIONALIZATION OF BRAZILIAN FASHION: THE CASE OF MARISOL S.A.

Autor
[pt] ALEXANDRA SANGLARD TORRES

Vocabulário
[pt] MARKETING INTERNACIONAL

Vocabulário
[pt] INTERNACIONALIZACAO

Vocabulário
[pt] VAREJO

Vocabulário
[en] INTERNATIONAL MARKETING

Vocabulário
[en] INTERNATIONALIZATION

Vocabulário
[en] RETAIL

Resumo
[pt] A globalização dos mercados transformou o cenário mundial de negócios, levando muitas empresas a ultrapassar as fronteiras geográficas de seus países visando expandir e aumentar a sua competitividade. No Brasil este movimento tem crescido nas últimas décadas, impulsionado por diversos fatores. O presente estudo investigou o processo de internacionalização de uma grande empresa brasileira do setor de moda, a Marisol S.A., posicionada como gestora de marcas. Objetivou-se compreender as suas motivações, o modo como este processo se desenvolveu e os fatores que influenciaram a expansão internacional, sob o enfoque das principais teorias propostas pela literatura. O estudo foi de natureza qualitativa, utilizando-se o método de estudo de caso. Foram realizadas entrevistas com os principais executivos da empresa e levantados dados secundários. Foi possível traçar a evolução do processo de internacionalização da empresa, identificando etapas e eventos importantes, assim como os motivos que determinaram suas principais ações, confrontando-se tais resultados com a literatura sobre o tema.

Resumo
[en] Market globalization has transformed the global business landscape, leading many firms to go beyond geographical borders of their countries in order to expand and enhance their competitiveness. In Brazil, this movement has grown in recent decades, driven by several factors. The present study investigated the process of internationalization of a large company in the fashion sector, Marisol S.A., positioned as manager of brands. The objective was to understand its motivations, the way this process has evolved and the factors influencing the international expansion, from the standpoint of the main theories proposed in literature. The study was qualitative in nature, using the case study method . Interviews were conducted with key executives and secondary data was collected. It was possible to trace the evolution of the internationalization of the company, identifying milestones and important events, as well as the reasons for its main actions, confronting these results with the literature on the subject

Orientador(es)
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA

Banca
JORGE MANOEL TEIXEIRA CARNEIRO

Banca
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA

Banca
RENATO DOURADO COTTA DE MELLO

Catalogação
2011-05-17

Apresentação
2010-12-06

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17467@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17467@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17467


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF