Título
[en] CONFLICT, NEGOTIATION AND TRANSFORMATION: THE DESIGNER AND PRODUCT DEVELOPMENT PROCESS
Título
[pt] CONFLITO, NEGOCIAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO: O DESIGNER E O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
Autor
[pt] GUILHERME CORREA MEYER
Vocabulário
[pt] DESIGN
Vocabulário
[pt] ETNOGRAFIA
Vocabulário
[pt] PRODUTO
Vocabulário
[en] DESIGN
Vocabulário
[en] ETHNOGRAPHY
Vocabulário
[en] PRODUCT
Resumo
[pt] Esta tese apresenta uma reflexão sobre a ação de design no processo de desenvolvimento de um produto. Isto envolve, fundamentalmente, o esforço do designer em tornar-se profissional e fazer design. Lancei sobre esta ação um olhar etnográfico, tomando como material central o discurso e a experiência do designer em meio ao desempenho profissional. Para tanto, realizei um estudo de campo de seis meses, em que estive vivendo com um grupo de designers em seu ambiente de trabalho, isto é, em um escritório de design. Neste período, acompanhei os designers desenvolvendo o projeto de um triciclo para uma grande empresa do setor automotivo. Acompanhando o cotidiano dos designers, a ação de design, aos poucos, deixava de se restringir às operações técnicas previstas ao projeto, e passava a revelar um jogo fervoroso, marcado por conflitos, negociações e transformações que acometiam a todos os atores envolvidos, modificavam os ritmos e dinâmicas do escritório, e afetavam essencialmente o projeto do produto.
Resumo
[en] This thesis presents a discussion of the designer’s action. This involves, fundamentally, the designer s effort in becoming a professional and make design. I use an ethnographic perspective to see this movement. So, I took the discourse and experience of the designer. To that end, I conducted a study of six months, when I ve been living with designers in a design office. During this period, I followed designers developing a project of a tricycle for a big automotive company. Following the daily lives of designers, the design action gradually ceased to be restricted to technical operations, and began to reveal a passionate game, marked by conflicts, negotiations and transformations that affect all actors involved, changed office’s rhythms and dynamics, and modified the product design.
Orientador(es)
VERA MARIA MARSICANO DAMAZIO
Coorientador(es)
EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA
Banca
VERA MARIA MARSICANO DAMAZIO
Banca
EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA
Banca
LUCY CARLINDA DA ROCHA DE NIEMEYER
Banca
CARLA DA COSTA DIAS
Banca
MARCOS ANTONIO MATTEDI
Banca
CLAUDIA DA SILVA PEREIRA
Catalogação
2011-03-15
Apresentação
2010-12-07
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17084@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17084@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17084
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF CAPÍTULO 6 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF