Título
[pt] A ÉTICA CRISTÃ COMUNICACIONAL E OS DESAFIOS DA CULTURA DA COMUNICAÇÃO: FUNDAMENTOS PARA A VALORIZAÇÃO DA INDIVIDUALIDADE E DA COMUNIDADE
Título
[it] L ETICA CRISTIANA COMUNICAZIONALE E LE SFIDE DELLA CULTURA DELLA COMUNICAZIONE: FONDAMENTI PER UNA VALORIZZAZIONE DELL INDIVIDUALITÀ E DELLA COMUNITÀ
Autor
[pt] JAIR ARI SCARIOT
Vocabulário
[pt] CULTURA
Vocabulário
[pt] INCULTURACAO
Vocabulário
[pt] ETICA CRISTA
Vocabulário
[pt] SIMBOLO
Vocabulário
[pt] AMOR
Vocabulário
[pt] FAMILIA
Vocabulário
[pt] COMUNICACAO
Resumo
[pt] A presente tese busca demonstrar e acentuar que a cultura da comunicação constitui um paradoxo que desafia a construção da vida eclesial e social. Analisa que a nova ambiência exige uma renovação através da ética cristã que possibilite a valorização da individualidade e da comunidade, superando a ideologia econômica que direciona, através da mídia, para o individualismo e para a massificação, especialmente no âmbito da família, da educação e da religião. Como estas instituições formam a base da consciência que estrutura a vida pessoal e coletiva, este trabalho pretende demonstrar a necessidade da ética cristã comunicacional para a Igreja superar a sua monocultura e estar aberta ao diálogo com a cultura da comunicação, tornando-se, assim, comunicativa, inculturada e solidária com os mais necessitados. Concretiza a fidelidade a Jesus Cristo, perfeito comunicador, na nova dinâmica da comunicação atual. Ressalta que a ética cristã comunicacional fundamentada no amor Trinitário é vital para a Igreja resgatar a condição de agente comunicativo na experiência pessoal e comunitária comunional.
Resumo
[it] La presente tesi si adopera in dimostrare e evidenziare che la cultura della comunicazione stabilisci un paradosso che sfida la costruzione della vita ecclesiale e sociale. E osserva che la nuova situazione dell insieme delle condizioni attuali dell ambiente esigi un rinnovamento mediante l etica cristiana che ridia la possibilità della valorizzazione dell individualità e della comunità, superando l ideologia economica che, attraverso la midia, va verso l individualismo e la massificazione, soprattutto nell ambiente della famiglia, dell educazione e della religione. Ammesso che queste istituzioni costituiscono il basamento della coscienza strutturante della vita personale e collettiva, il lavoro pretende dimostrare la necessità dell etica cristiana comunicazionale perché la Chiesa superi la sua monocultura e sia aperta al d ialogo con la cultura della comunicazione, diventando così comunicativa, inculturata e solidale con i più bisognosi. Concretizza la fedeltà a Gesù Cristo, comunicatore perfetto, nell attuale nuova dinamica della comunicazione. Rileva che l etica cristiana comunicazionale con fondamento nell amore Trinitario è vitale perché la Chiesa riscatti la condizione di agente comunicativo nell esperienza personale e comunitaria della comunione.
Orientador(es)
ABIMAR OLIVEIRA DE MORAES
Banca
TEREZA MARIA POMPEIA CAVALCANTI
Banca
MIGUEL SERPA PEREIRA
Banca
ABIMAR OLIVEIRA DE MORAES
Banca
MARIA INES DE CASTRO MILLEN
Banca
JOSÉ ANTONIO TRANSFERETTI
Catalogação
2011-03-04
Apresentação
2010-08-30
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
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Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17039@1
Referência [it]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17039@7
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17039
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE SIGLAS PDF INTRODUÇÃO PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CONCLUSÃO PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF