Título
[en] DESIGN AND EDUCATION: THE GAME IN THE DEVELOPMENT OF SKILLS AND ABILITIES OF THE STUDENT
Título
[pt] DESIGN E EDUCAÇÃO: O JOGO NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO EDUCANDO
Autor
[pt] GABRIEL DO AMARAL BATISTA
Vocabulário
[pt] DESIGN
Vocabulário
[pt] COMPETENCIA
Vocabulário
[pt] JOGO EDUCATIVO
Vocabulário
[pt] EDUCACAO
Vocabulário
[en] DESIGN
Vocabulário
[en] COMPETENCES
Vocabulário
[en] EDUCATIONAL GAME
Vocabulário
[en] EDUCATION
Resumo
[pt] O jogo exige do jogador modalidades estruturais de inteligência para relacionar regras, conteúdo, estratégias, e esquemas. Ou seja, para se jogar são necessárias competências e habilidades que permitam a articulação entre informação e ação. Esta pesquisa apresenta uma visão de desenvolvimento de jogos que privilegia a relação entre a informação, o conteúdo disciplinar, e as competências e habilidades requeridas para a experiência lúdica, congruentes com as exigidas na formação escolar. É apresentada uma apropriação desses conceitos para o Design, por ser uma área responsável pela elaboração e estudo de jogos em seus usos e potencialidades, e sua utilização não só para repensar a utilização do jogo, como seu processo de desenvolvimento. Uma ação proposta, a partir da parceria entre profissionais da Educação e do Design, ilustrada com o relato de uma experiência realizada com uma professora de biologia do ensino médio e um designer trabalhando juntos no desenvolvimento de um jogo a ser utilizado em sala de aula. O jogo desenvolvido, por fim, não só serviu como ferramenta didática para o educador, como atendeu às expectativas de diversão dos educandos.
Resumo
[en] The game requires the player s structural kinds of intelligence to relate rules, content, strategies and schemes. In other words, to play, some skills and abilities are necessary to articulate information and action. This research presents a vision about game development which emphasizes the relation between information, disciplinary content, and skills and abilities required for the game experience, related to those demanded in the school. These concepts are taken from Education and used in Design field, since it is an area responsible for creating and studying games on their uses and potentialities. Design field is also concerned in rethink the use of the game, as its development process. In this way, a partnership experience between Design and Education is proposed and illustrated by the work of a high school biology teacher and a game designer. Their experience of developing a game to be used in the classroom is narrated and the process and results are exposed. Finally, it was found that the game developed served as a teaching tool and corresponded to the students` expectations.
Orientador(es)
LUIZA NOVAES
Coorientador(es)
ALEXANDRE FARBIARZ
Banca
ELIANE BETTOCCHI GODINHO
Banca
FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO
Banca
LUIZA NOVAES
Banca
ALEXANDRE FARBIARZ
Catalogação
2010-12-29
Apresentação
2010-05-07
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
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application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16668@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16668@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16668
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