Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] DANCER IN THE DARK: TRADITION AND RUPTURE IN THE CINEMA OF LARS VON TRIER

Título
[pt] DANÇANDO NO ESCURO: TRADIÇÃO E RUPTURA NO CINEMA DE LARS VON TRIER

Autor
[pt] JULIANA MACHADO DE CARVALHO

Vocabulário
[pt] CINEMA

Vocabulário
[pt] CULTURA CONTEMPORANEA

Vocabulário
[pt] CULTURA DE MASSA

Vocabulário
[en] MOVIE

Vocabulário
[en] CONTEMPORARY CULTURE

Vocabulário
[en] MASS CULTURE

Resumo
[pt] A indústria cinematográfica tem na acentuada tipificação da linguagem uma estratégia para a produção e comercialização dos filmes, o que promove numa proliferação de clichês, determinando os lugares das imagens e de suas leituras. Parte de uma cultura de massa presente em escala global, essas representações valem-se das convenções e do ilusionismo dos efeitos técnicos para seduzir o olhar do espectador e manter afastados os aspectos obscuros e misteriosos da existência. Analisamos neste trabalho como o cineasta contemporâneo Lars von Trier realiza uma leitura crítica dos clichês da cultura contemporânea em sua própria cinematografia. No filme Dançando no Escuro (Dancer in the Dark, 2000), von Trier recorre à tradição da tragédia, do melodrama e do musical não apenas como mero efeito estilístico, mas como estratégia para realizar um jogo reflexivo. Promovendo, a cada filme, o movimento duplo de continuidade e ruptura com as convenções, observamos como o cineasta herda a tradição do cinema moderno e apresenta em seu estilo cinematográfico profundas afinidades com o também dinamarquês Carl Th. Dreyer, em sua busca por criar vida na tela.

Resumo
[en] The movie industry has evolved a standardised visual strategy for film production and marketing, which promotes a proliferation of clichés, determining the use of the known images and their respective readings. Part of a mass culture that is present in a global scale, these representations are attached to the conventions and illusionism of cinema through technical effects to seduce the viewer s gaze and keep out the dark and mysterious aspects of life. We analyze in this work how the contemporary filmmaker Lars von Trier performs his critical reading of the clichés of contemporary culture in his own films. In the film Dancer in the Dark (2000), von Trier uses the tradition of tragedy, melodrama and musical not as a mere stylistic effect, but as a strategy to make a reflexive game. Promoting in each movie the double movement of continuity and breaking of conventions, we notice how von Trier s film style inherits a tradition of modern cinema and how it demonstrates so many affinities with his fellow Dane Carl Dreyer, in his quest to create life on the screen.

Orientador(es)
MIGUEL SERPA PEREIRA

Banca
MIGUEL SERPA PEREIRA

Banca
JOAO LUIZ VIEIRA

Banca
ANDREA FRANCA MARTINS

Catalogação
2010-11-30

Apresentação
2010-04-05

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16600@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16600@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16600


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF