Título
[en] CONCRETE DIALOGUES: THE CRITIQUE OF MÁRIO PEDROSA, WALDEMAR CORDEIRO AND FERREIRA GULLAR
Título
[pt] DIÁLOGOS CONCRETOS: A CRÍTICA DE MÁRIO PEDROSA, WALDEMAR CORDEIRO E FERREIRA GULLAR
Autor
[pt] ISABELA MARIA LYRA ZYRO
Vocabulário
[pt] ARTE BRASILEIRA
Vocabulário
[pt] ARTE CONCRETA
Vocabulário
[pt] HISTORIA DA ARTE
Vocabulário
[pt] CRITICA DE ARTE
Vocabulário
[en] BRAZILIAN ART
Vocabulário
[en] CONCRETE ART
Vocabulário
[en] ART HISTORY
Vocabulário
[en] CRITICAL OF ART
Resumo
[pt] O projeto de uma vanguarda construtiva na arte do Brasil, assim como o percurso
crítico de artistas e intelectuais dedicados à formulação de uma nova linguagem plástica,
assinala algumas questões fundamentais à polêmica da arte concreta no país. Neste
processo de formação de uma nova linguagem, a atuação da crítica e o próprio
desenvolvimento do campo da crítica de arte no Brasil parecem um dado importante. O
posicionamento crítico de Mário Pedrosa, Waldemar Cordeiro e Ferreira Gullar,
personagens célebres do debate em torno da linguagem construtiva, constitui objeto
crucial para pensar os fundamentos teóricos e a concepção de uma arte concreta
brasileira. O discurso empenhado no desenvolvimento da nova linguagem sugere,
portanto, uma análise mais detida dos textos críticos e dos manifestos que dão substância
ao debate. É esta a proposta desenvolvida na dissertação: Diálogos concretos - a crítica de
Mário Pedrosa, Waldemar Cordeiro e Ferreira Gullar.
Resumo
[en] The project of a constructive vanguard in the art of Brazil, as well as the critical
passage of dedicated artists and intellectuals to the formularization of a new plastic
language, designates some basic questions to the controversy of the concrete art in the
country. In this process of formation of a new language, the performance critical and the
development of the field of the critical art in Brazil seem important data. The critical
position of Mário Pedrosa, Waldemar Cordeiro and Ferreira Gullar, important personages
of the debate around the constructive language, constitute crucial object to think the
theory and the conception of a Brazilian concrete art. The speech compromised to the
new language suggests, therefore, a withheld analysis of the critical texts and the
manifestos that give substance to the debate. This is the proposal developed in Concrete
Dialogues: the critique one of Mário Pedrosa, Waldemar Cordeiro and Ferreira Gullar.
Orientador(es)
RONALDO BRITO FERNANDES
Banca
JOAO MASAO KAMITA
Banca
RONALDO BRITO FERNANDES
Banca
SHEILA CABO GERALDO
Catalogação
2010-11-19
Apresentação
2010-03-15
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16532@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16532@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16532
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF