Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] FUNCTIONAL LITERACY AND FOOD NUTRITION LABELING

Título
[pt] LETRAMENTO FUNCIONAL FRENTE À ROTULAGEM NUTRICIONAL DE ALIMENTOS

Autor
[pt] GUILHERME FRANCA DOS SANTOS PAIVA

Vocabulário
[pt] COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Vocabulário
[pt] INDUSTRIA DE ALIMENTOS

Vocabulário
[pt] DECISAO DE COMPRA

Vocabulário
[en] CONSUMER BEHAVIOR

Vocabulário
[en] FOOD INDUSTRY AND TRADE

Vocabulário
[en] PURCHASE DECISION

Resumo
[pt] O presente estudo tem como objetivo avaliar o nível de entendimento dos consumidores aplicado à rotulagem nutricional de alimentos industrializados. Ele suporta a idéia de que cada consumidor funciona de maneira distinta frente ao contexto de análise dos rótulos nutricionais. Através de uma pesquisa empírica que utiliza a metodologia de um sistema de avaliação de letramento funcional, traça-se o perfil dos consumidores e mensura-se a pontuação dos entrevistados frente ao conhecimento de aspectos da rotulagem nutricional aplicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Os resultados mostram evidências de que existem consumidores desconhecedores de elementos nutricionais básicos, outros incapazes de desenvolver tarefas simples de análise de rótulos. Níveis diferentes de entendimento frente as variáveis sexo, renda, escolaridade, idade, leitura de rótulos, exercícios, prática de refeições fora de casa e compra de alimentos para a família revelam realidades heterogêneas de escolhas alimentares, trazendo subsídios importantes para a área de comportamento do consumidor e de políticas públicas.

Resumo
[en] This study aims to evaluate the level of understanding of consumers in the context of food nutrition labeling. It supports the idea that each consumer works differently against the background of the analysis of nutrition labels. Through an empirical research that uses the methodology of an assessment system for functional literacy, a profile of consumers is drawn and a score of the respondents related to nutrition label aspects knowledge applied by Anvisa is measured. Results show evidence that consumers are unaware of basic nutritional elements, unable to develop other simple tasks of label analysis. Different levels of understanding by the variables gender, level of income, level of education, age, reading labels habit, exercise habit, practice of eating out and buying food for the family reveal heterogeneous realities of food choices, bringing important benefits to the area of consumer behavior and public policy.

Orientador(es)
PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA

Banca
MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA

Banca
PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA

Banca
PAULO VICENTE DOS SANTOS ALVES

Catalogação
2010-11-09

Apresentação
2010-04-13

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16516@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16516@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16516


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF