Título
[pt] A RELAÇÃO DE AUTORIDADE ENTRE PROFESSOR/ALUNO: CONSTRUÇÃO DE DISPOSITIVOS NA SALA DE AULA E NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
Título
[en] TEACHER/STUDENT AUTHORITY RELATIONSHIP: CONSTRUCTION OF DEVICES IN CLASSROOM AND IN SCHOOL ORGANIZATION
Autor
[pt] INGRID KRAEMER WERMELINGER S ARAUJO
Vocabulário
[pt] SOCIEDADE
Vocabulário
[pt] PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Vocabulário
[pt] SOCIALIZACAO
Vocabulário
[pt] TRANSFORMACAO
Vocabulário
[pt] PROFESSOR
Vocabulário
[pt] AUTORIDADE
Vocabulário
[en] SOCIETY
Vocabulário
[en] LEARNING PROCESS
Vocabulário
[en] SOCIALIZATION
Vocabulário
[en] TRANSFORMATION
Vocabulário
[en] TEACHER
Vocabulário
[en] AUTHORITY
Resumo
[pt] Este estudo tem como ponto de partida a constatação de uma crise dos modelos de autoridade, que estaria relacionada a vários fatores: transformações na sociedade e nos meios de socialização, fatores institucionais, organizacionais e de cunho pedagógico. Esta crise vem afetando o trabalho do professor de inúmeras formas, exigindo a criação de uma nova profissionalidade docente, com novas competências e habilidades. Esta estaria relacionada a uma necessidade preponderante da competência relacional na profissão docente. Diante deste contexto é objetivo desta pesquisa pensar sobre alguns dispositivos que podem ajudar a propiciar a construção de uma legitimidade e o estabelecimento da autoridade necessária para que o processo de ensino-aprendizagem possa acontecer. Foi considerada fundamental a utilização de estratégias de regulação tanto no âmbito organizacional como no pedagógico. Para estudá-las, foi feita a opção pelo estudo de caso com inspiração etnográfica, realizado nas turmas de oitavo e nono anos de uma escola da rede privada de ensino do interior do estado do Rio de Janeiro voltada para setores médios e populares, durante o primeiro semestre de 2009. A metodologia incluiu observações, entrevistas e análise documental. Constituíram interlocutores chaves para a pesquisa autores como Dubet com o conceito de declínio do programa institucional; Tedesco e Fanfani, que trazem a dimensão organizacional como importante dispositivo para atender diferentes demandas dos alunos; Leite e Postic, fundamentais para entender importantes dispositivos da sala de aula, com ricas contribuições a respeito da comunicação professor-aluno e da influência do grupo de pares, respectivamente
Resumo
[en] This study has as start-point the evidence of a crisis in authority models, which is related to several factors: transformations in society and in socialization means, institutional, organizational and pedagogic factors. This crisis has been affecting teacher’s work in many ways, requiring the creation of a new teaching profession, covering new competences and habilities, related to a predominant necessity of relational competence. In this context, the objective of this research is to think about some devices that can help to construct a legitimity and to establish the needed authority to teaching-learning process. It was considered essential the use of regulation strategies both in organizational and pedagogic ambits. These strategies were studied based on an ethnographic inspiration case study, performed in eighth and nineth grades of a private school for middle and popular students in Rio de Janeiro, during the first half of 2009. The methodology included observations, interviews and documental analisys. Key interlocutors to the research were authors as Dubet, with the concept of institutional programm declining; Tedesco and Fanfani, that bring the organizational dimension as an important device to consider different students’ demands; Leite and Postic, essentials to important classroom devices understanding, with contributions regarding to teacher-student comunicating and peer group influence, respectively.
Orientador(es)
ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS
Banca
ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS
Banca
MIRIAM SOARES LEITE
Banca
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
Catalogação
2010-08-11
Apresentação
2010-03-24
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16135@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16135@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16135
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF