Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A INFLUÊNCIA DO USO DE COMPUTADORES NA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM BASES EM ESTUDOS ERGONÔMICOS

Título
[en] THE INFLUENCE OF COMPUTER USE IN SCHOOL IN THE CHILDREN POSTURAL CONSTRAINTS, FROM AN ERGONOMICS PERSPECTIVE

Autor
[pt] CLAUDIA BORGES E SOUZA PARAIZO

Vocabulário
[pt] CRIANCA

Vocabulário
[pt] POSTURA

Vocabulário
[pt] COMPUTADOR

Vocabulário
[pt] ERGONOMIA

Vocabulário
[en] CHILD

Vocabulário
[en] POSTURE

Vocabulário
[en] COMPUTER

Vocabulário
[en] ERGONOMICS

Resumo
[pt] A dissertação abordou a influência do uso de computadores na escola no desenvolvimento da criança com base em estudos ergonômicos. A pesquisa visou documentar a importância do Projeto Ergonômico nas escolas, identificar causas possíveis para o aparecimento precoce de tais constrangimentos e verificar a relação entre essas causas e o sedentarismo infantil, tentando valorizar a ação ergonômica preventiva no ambiente escolar, por considerar este fato um problema de âmbito educacional, social e público. A unidade de observação foram 186 crianças de 08 a 12 anos de idade, de ambos os sexos de uma Escola particular do Rio de Janeiro. Para alcançar os objetivos da pesquisa foi realizado um estudo teórico e evolutivo sobre o mobiliário escolar e coletado dados através de questionários, avaliação postural computadorizada, RULA e avaliação observacional da sala de informática. Concluímos com a pesquisa que, apesar das crianças terem apresentado constrangimentos posturais nas avaliações e o mobiliário escolar necessitar de uma ação ergonômica importante, o tempo que as crianças usam o computador na escola é pequeno se comparado com o tempo do uso domiciliar e, portanto insuficiente para ser a causa principal dos comprometimentos quantificados, sendo importante o estudo do uso do computador domiciliar como desdobramento e continuidade desta pesquisa.

Resumo
[en] This research deals with the influence of the computer use in schools related to the children posture, in an ergonomic point of view. The research tries to identify probable causes for the children early postural constraints, relating it to the sedentary behavior and the lack of an ergonomic project in schools. The survey involved 186 children, between 8 and 12 years old, students of a private school in Rio de Janeiro. An historical and theoretical school furniture research was conducted as well as a survey with the students and teachers, computer postural evaluation, ergonomic evaluation (RULA method), and observations in the computer classroom. We conclude with a survey that despite the children had constraints in postural assessments and school furniture needs a major ergonomic action, the time that children use the computer at school is small compared with the time of use at home and therefore insufficient to be the main cause of quantified commitments, thus the study of computer use at home as a development and continuity of this research.

Orientador(es)
ANAMARIA DE MORAES

Banca
ANAMARIA DE MORAES

Banca
VALERIA BARBOSA GOMES

Banca
GIUSEPPE AMADO DE OLIVEIRA

Catalogação
2010-06-21

Apresentação
2009-12-15

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15787@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15787@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15787


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
CAPÍTULO 7 PDF
CAPÍTULO 8 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF