Título
[pt] A INFLUÊNCIA DO USO DE COMPUTADORES NA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM BASES EM ESTUDOS ERGONÔMICOS
Título
[en] THE INFLUENCE OF COMPUTER USE IN SCHOOL IN THE CHILDREN POSTURAL CONSTRAINTS, FROM AN ERGONOMICS PERSPECTIVE
Autor
[pt] CLAUDIA BORGES E SOUZA PARAIZO
Vocabulário
[pt] CRIANCA
Vocabulário
[pt] POSTURA
Vocabulário
[pt] COMPUTADOR
Vocabulário
[pt] ERGONOMIA
Vocabulário
[en] CHILD
Vocabulário
[en] POSTURE
Vocabulário
[en] COMPUTER
Vocabulário
[en] ERGONOMICS
Resumo
[pt] A dissertação abordou a influência do uso de computadores na escola no
desenvolvimento da criança com base em estudos ergonômicos. A pesquisa visou
documentar a importância do Projeto Ergonômico nas escolas, identificar causas
possíveis para o aparecimento precoce de tais constrangimentos e verificar a relação
entre essas causas e o sedentarismo infantil, tentando valorizar a ação ergonômica
preventiva no ambiente escolar, por considerar este fato um problema de âmbito
educacional, social e público. A unidade de observação foram 186 crianças de 08 a
12 anos de idade, de ambos os sexos de uma Escola particular do Rio de Janeiro.
Para alcançar os objetivos da pesquisa foi realizado um estudo teórico e evolutivo
sobre o mobiliário escolar e coletado dados através de questionários, avaliação
postural computadorizada, RULA e avaliação observacional da sala de informática.
Concluímos com a pesquisa que, apesar das crianças terem apresentado
constrangimentos posturais nas avaliações e o mobiliário escolar necessitar de uma
ação ergonômica importante, o tempo que as crianças usam o computador na escola é
pequeno se comparado com o tempo do uso domiciliar e, portanto insuficiente para
ser a causa principal dos comprometimentos quantificados, sendo importante o
estudo do uso do computador domiciliar como desdobramento e continuidade desta
pesquisa.
Resumo
[en] This research deals with the influence of the computer use in schools related to
the children posture, in an ergonomic point of view. The research tries to identify
probable causes for the children early postural constraints, relating it to the sedentary
behavior and the lack of an ergonomic project in schools. The survey involved 186
children, between 8 and 12 years old, students of a private school in Rio de Janeiro.
An historical and theoretical school furniture research was conducted as well as a
survey with the students and teachers, computer postural evaluation, ergonomic
evaluation (RULA method), and observations in the computer classroom. We
conclude with a survey that despite the children had constraints in postural
assessments and school furniture needs a major ergonomic action, the time that
children use the computer at school is small compared with the time of use at home
and therefore insufficient to be the main cause of quantified commitments, thus the
study of computer use at home as a development and continuity of this research.
Orientador(es)
ANAMARIA DE MORAES
Banca
ANAMARIA DE MORAES
Banca
VALERIA BARBOSA GOMES
Banca
GIUSEPPE AMADO DE OLIVEIRA
Catalogação
2010-06-21
Apresentação
2009-12-15
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15787@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15787@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15787
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF CAPÍTULO 6 PDF CAPÍTULO 7 PDF CAPÍTULO 8 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF