Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A INDIVIDUAÇÃO COMO FENÔMENO ESTÉTICO: ARTE, CORPO E LINGUAGEM NO JOVEM NIETZSCHE

Título
[en] THE INDIVIDUATION AS AESTHETIC PHENOMENON: ART, BODY AND LANGUAGE IN THE YOUNG NIETZSCHE

Autor
[pt] ANDRE LUIZ BENTES FERREIRA DA CRUZ

Vocabulário
[pt] METAFISICA

Vocabulário
[pt] NIETZSCHE

Vocabulário
[pt] ARTE

Vocabulário
[en] METAPHYSICS

Vocabulário
[en] NIETZSCHE

Vocabulário
[en] ART

Resumo
[pt] O presente estudo tem como foco o pensamento de juventude de Nietzsche, bem como o contexto em que se insere. Nosso objetivo geral consiste em apontar os pontos fundamentais para a compreensão de O nascimento da tragédia, sua primeira obra publicada, bem como as influências filosóficas que giram em torno desse período, na Alemanha. O objetivo específico consiste em compreender como sua teoria da arte pôde ser apresentada por intermédio de uma tradução de estados fisiológicos, a ponto dos próprios indivíduos serem considerados as atualizações desses estados. Ao priorizar o uso de figuras de deuses para tornar seus pensamentos intuíveis, ao invés de ater-se à elaboração de conceitos, Nietzsche faz uso de um método alegórico de análise das características fisiológicas que giram em torno da criação artística, que culmina no que mais tarde ele veio a chamar de metafísica de artista, que tendemos a examinar como um uso da linguagem que enaltece as perspectivas, na medida em que a metáfora é colocada ao lado da metafísica.

Resumo
[en] This study focuses on Nietzsche`s thinking of youth and the context in which it is inserted. Our general aim consists in indicating the fundamental points to The birth of tragedy`s comprehension, his very first published work, as well as the philosophical influences of that time in Germany. The specific aim consists in understanding how his theory could be presented through a translation of the physiological states, on the threshold of being considered, the individuals themselves, the updating of these states. By giving priority to the gods figures usage so as to become his thoughts intuitible, in stead of abiding by elaborations of concepts, Nietzsche utilizes an allegoric method to analyze the physiological characteristics which go around the artistic creation, by culminating in what he would call later the artist metaphysics that we are prone to examine as a language usage to enhance the perspectives in the sense that metaphor and metaphysics are put together.

Orientador(es)
KATIA RODRIGUES MURICY

Banca
ROSANA SUAREZ

Banca
KATIA RODRIGUES MURICY

Banca
ROSA MARIA DIAS

Catalogação
2010-05-18

Apresentação
2010-03-26

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15617@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15617@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15617


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
INTRODUÇÃO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CONCLUSÃO PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF