Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] POR QUE SOMOS FELIZES NAS AULAS DE INGLÊS DA TURMA 1701? ALUNOS E PROFESSORA BUSCANDO ENTENDER A QUALIDADE DE VIDA QUE VIVENCIAM EM SUA SALA DE AULA

Título
[en] WHY ARE WE, THE 1701 CLASS, HAPPY IN OUR ENGLISH LESSONS? LEARNERS AND TEACHER LOOK FOR UNDERTSTANDING THE QUALITY OF LIFE THEY LIVE IN THEIR CLASSROOM

Autor
[pt] ROSA MARIA VIEIRA RODRIGUES

Vocabulário
[pt] INTERACAO

Vocabulário
[pt] PRATICA EXPLORATORIA

Vocabulário
[pt] QUALIDADE DE VIDA

Vocabulário
[pt] AFETO

Vocabulário
[en] INTERACTION

Vocabulário
[en] EXPLORATORY PRACTICE

Vocabulário
[en] LIFE QUALITY

Vocabulário
[en] AFFECTION

Resumo
[pt] Inspirada na abordagem investigativa e pedagógica da Prática Exploratória, (Allwright, 2003) esta dissertação tem como objetivo investigar por que a turma 1701 se percebe feliz durante as aulas de inglês como língua estrangeira, do sétimo ano, em uma Escola Municipal na cidade do Rio de Janeiro. Neste trabalho conjunto, a professora-pesquisadora e seus alunos de uma turma de inglês procuram entender a co-construção da qualidade de vida dessa interação pedagógica prazerosa. A investigação se realizou através de uma atividade pedagógica com potencial exploratório. O trabalho-para-entendimento buscou alcançar entendimentos de todos os participantes quanto à qualidade do processo de ensino-aprendizagem. O material discursivo exploratório produzido pelos alunos assim como a narrativa de experiência pessoal profissional e interpretativa da professora foram analisados à luz das noções bakhtinianas (2003) de historicidade, relação dialógica, enunciado e voz e da perspectivas afetiva à luz de Arnold & Brown (1999) e Allwright & Bailey (1991). Os entendimentos alcançados pela professora-pesquisadora acerca da sua trajetória profissional e a análise reflexiva gerada neste estudo sugerem que a sala de aula da turma 1701 é o espaço que abriga sujeitos com diferentes saberes e crenças pedagógicas que ecoam manifestações de afeto. A qualidade de vida prazerosa do cotidiano deste grupo se co-constrói ancorada nos Good-mornings! compartilhados no início das aulas, nas características pessoais e nos saberes da professora, nas relações estabelecidas entre as pessoas em sala de aula, e aos processos cognitivos vivenciados.

Resumo
[en] Inspired by the investigative and pedagogic approach of Exploratory Practice (Allwright, 2003), this study aims at understanding why the 1701 class feels happy during their classes of English as a foreign language, in the 7th grade of a municipal school in Rio de Janeiro, Brazil. In this participatory practitioner research, the teacher-researcher and the learners in one of her English classes work to understand the quality of classroom life that they co-construct during their pleasant pedagogic interaction. The research was carried out through a pedagogic activity with exploratory potential. This work for understanding searched for the understandings of all the participants regarding the quality of their classroom teaching-learning experience. The analysis of the exploratory discourse produced by the students and the teacher’s reflective narrative of her personal professional experience was based on Bakhtin’s (2003) notions of historicity, dialogism, utterance and voice as well as the notion of affect, as discussed by Arnold & Brown (1999) and Allwright & Bailey (1991). The understandings reached by the teacher-researcher about her professional experiences and the reflexive analysis developed in this study suggest that the 1701 class is a space shared by people with different knowings and pedagogical beliefs, who echo demonstrations of affect. The quality of this group’s enjoyable classroom life appears to be co-constructed through the Good-mornings! shared in the beginning of their classes, through the teacher’s personal characteristics and knowledge-base, through the socio-affective relations established among the people in the classroom, and through the cognitive processes developed.

Orientador(es)
INES KAYON DE MILLER

Banca
MARIA CRISTINA GUIMARAES DE GOES MONTEIRO

Banca
INES KAYON DE MILLER

Banca
SOLANGE COELHO VEREZA

Catalogação
2010-02-25

Apresentação
2009-09-11

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15294@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15294@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15294


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF