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Título
[fr] LE ROYAUME DU CONGO DANS EMPIRE DU BRASIL. CONGADO DE MINAS GERAIS DANS LE XIX IÈCLE ET LÊS MÉMOIRES DE L’ AFRIQUE CENTRALE

Título
[pt] O REINADO DO CONGO NO IMPÉRIO DO BRASIL. CONGADO DE MINAS GERAIS NO SÉCULO XIX E AS MEMÓRIAS DA ÁFRICA CENTRAL

Autor
[pt] LARISSA OLIVEIRA E GABARRA

Vocabulário
[pt] MEMORIA

Vocabulário
[pt] IMPERIO

Vocabulário
[pt] CULTURA POPULAR

Vocabulário
[fr] MEMOIRE

Vocabulário
[fr] CULTURE POPULAIRE

Resumo
[pt] O estudo das influências centro africanas no congado de Minas Gerais no século XIX possibilitou uma análise sobre a história dos africanos e seus descendentes, membros das Irmandades de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Essas irmandades foram consideradas como o espaço da experiência da liberdade, pois a partir das heranças culturais, religiosas e políticas da África Central foram capazes de reconstruir funções sociais que exerciam nos seus contextos originais, como resultado das relações inter-étnicas nas circunstâncias históricas que lhes couberam. A partir das memórias congadeiras foi possível rastrear uma trajetória familiar oriunda dos arraiais e vilas que se constituíram no início do século XIX, depois de um período de destruição dos quilombos da região, como também observar o horizonte de expectativas possíveis para os africanos e seus descendentes na sociedade Imperial. Nesse sentido, experimentaram na unidade do reinado do Congo uma diversidade de nações de procedência: Moçambiques, Congos, Marinheiros, Catupés e Vilões, cuja distinção se evidenciava através da nomenclatura dos ternos e dos ornamentos corporais utilizados.e ganhava forma na organização referida aos mitos fundadores. Essas marcas de identidade são entendidas na tese como relíquias da história da diáspora africana, já que registram processos da história da África Central.

Resumo
[fr] L étude des influences de l Afrique centrale dans le congado du Minas Gerais au XIXème siècle a permis une analyse de l histoire des Africains et de leurs descendants, membres des Irmandades de Nossa Senhora du Rosario et de São Benedito comme étant l espace de l expérience de la liberté, puisqu à partir des héritages culturels - religieux et politiques - de l Afrique Centrale, ils ont été capables de reconstruire les fonctions sociales qu ils exerçaient dans leurs contextes originaux, et comme étant le résultat des relations inter-ethniques dans des circonstances historiques qu ils ont pu vivre. À partir des mémoires des congados, il a été possible de suivre des trajectoires de familles, originaires des fêtes foraines et des villages qui se sont constitués au début du XIX ème siècle, après une période de destruction des quilombos de la région et d observer également l horizon des espérances possibles pour les Africains et leurs descendants dans la société Impériale, puisque, comformément à la Constitution Impériale, ils ne faisaient pas partie de la nation brésilienne. Ces hommes et ces femmes ont expérimenté, au sein de l unité du règne du Congo, une diversité de nations en provenance de Moçambiques, Congos, Marinheiros, Catupés et Vilões qui se distinguaient entre eux par des ornements corporels et s organisèrent à travers des mythes fondateurs. Ces marques d identité sont considérées comme des reliques de l histoire de la diaspora africaine, puisqu elles s imprégnèrent d un macro processus de l histoire de l Afrique Centrale.

Orientador(es)
MARGARIDA DE SOUZA NEVES

Banca
MARGARIDA DE SOUZA NEVES

Banca
LEONARDO AFFONSO DE MIRANDA PEREIRA

Banca
ROBERT WAYNE ANDREW SLENES

Banca
MARCELO BITTENCOURT IVAIR PINTO

Banca
MONICA LIMA E SOUZA

Catalogação
2010-01-26

Apresentação
2009-11-17

Tipo
[pt] TEXTO

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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15051@1

Referência [fr]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15051@3

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15051


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