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Título
[pt] O IMPACTO DA QUEDA DAS TARIFAS DE FRETE MARÍTIMO NAS EMPRESAS IMPORTADORAS DO BRASIL EM TEMPOS DE CRISE: ESTUDO DE CASO

Título
[en] THE IMPACT OF RATES DECREASE ON OCEAN FREIGHT BY IMPORT COMPANIES FROM BRAZIL IN TIMES OF CRISIS: CASE STUDY

Autor
[pt] ADRIANA RUBENICH PEDREIRA DE CERQUEIRA

Vocabulário
[pt] CUSTO

Vocabulário
[pt] CRISE ECONOMICA

Vocabulário
[pt] TRANSPORTE

Vocabulário
[pt] IMPORTACAO

Vocabulário
[en] COSTS

Vocabulário
[en] ECONOMIC CRISIS

Vocabulário
[en] TRANSPORT

Vocabulário
[en] IMPORTATION

Resumo
[pt] A crise financeira mundial, iniciada no ano de 2008, atingiu muitos setores da economia global. A demanda, em geral, diminuiu no mundo todo, fato que gerou queda de preços, explicada rapidamente pela simples lei de oferta e procura. Pode-se notar muito claramente esse fenômeno nas tarifas de frete marítimo, utilizadas no comércio exterior mundial. As tarifas de fretes com rotas ligando, principalmente, a Ásia a outros continentes caíram mais de 80% desde o início da crise até o momento. Como objeto deste estudo, foi analisado o impacto dessa grande redução das tarifas marítimas, em contra-partida ao aumento da cotação do dólar, pelo viés das empresas importadoras localizadas no Brasil. Para embasar o estudo, de forma prática, foi realizada uma pesquisa de percepção de mercado com diversas empresas do ramo, a fim de mensurar o impacto da crise e suas consequências nos negócios do setor de importados. A presente dissertação analisa, ainda, fatores de escolha portuária visando redução de custos e maior agilidade na liberação de mercadorias na alfândega.

Resumo
[en] The global financial crisis which started in year 2008, affected many sectors of the global economy. The demand in general has decreased all over the world. This fact led to falling prices and can be easily explained by the simple law of supply and demand. This phenomenon can be clearly observed by the ocean freight rates, which are applied in global foreign trades. Rates for freight routes connecting Asia to other continents fell so far more than 80% since the beginning of the crisis. A proposal of this study was the analysis of the impact of this great reduction in shipping rates, considering at the same time the dollar quotation increase, by the vision of the importing companies located in Brazil. To emphasize this study in a practical way, a research has been made in order to feel the market and this was performed at several companies within the same activity to measure the impact of the crisis and its impact on business at the imported sector. This dissertation also examines factors for choosing ports in order to reduce costs and having greater agility with the release of goods at customs.

Orientador(es)
JOSE EUGENIO LEAL

Banca
JOSE EUGENIO LEAL

Banca
NELIO DOMINGUES PIZZOLATO

Banca
PAULO HENRIQUE SOTO COSTA

Catalogação
2010-01-11

Apresentação
2009-09-10

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14892@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14892@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14892


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