Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES CONTRIBUI PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS?: UM ESTUDO DAS RELAÇÕES ENTRE QUALIFICAÇÃO DOCENTE E MELHORIA DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES NO ENSINO FUNDAMENTAL

Título
[en] THE TEACHERS TRAINING CONTRIBUTES TO INCREASE STUDENTS LEARNING?: A STUDY OF THE RELATIONSHIP BETWEEN TEACHER QUALIFICATION AND THE PERFORMANCE OF STUDENTS IN ELEMENTARY SCHOOL

Autor
[pt] NILMA SANTOS FONTANIVE

Vocabulário
[pt] FORMACAO DE PROFESSORES

Vocabulário
[pt] ENSINO FUNDAMENTAL

Vocabulário
[pt] PRATICA DOCENTE

Vocabulário
[en] TEACHERS FORMATION

Vocabulário
[en] ELEMENTARY SCHOOL

Vocabulário
[en] TEACHING PRACTICE

Resumo
[pt] Esta pesquisa procurou identificar se o aumento das médias de proficiências dos alunos do Ensino Fundamental do Estado do Tocantins verificado entre os anos de 2001 e 2007 poderia ser explicado pela melhoria da qualidade dos professores de Língua Portuguesa e de Matemática que participaram das atividades de capacitação promovidas pela Fundação Cesgranrio nos anos do estudo. A relação entre qualidade docente e desempenho cognitivo de alunos não são fáceis de estabelecer ou de medir, embora no atual cenário da pesquisa já há bastante evidências de que o professor é o mais importante fator escolar explicativo do desempenho dos alunos. O Programa de Capacitação conduzido durante seis anos enfatizou a aquisição de habilidades docentes centradas no desenvolvimento do ensino participativo e do trabalho em grupos cooperativos com os alunos, acompanhada de aplicações periódicas de avaliações formativas para monitorar o progresso dos alunos. A proposta de mudança da prática docente na sala de aula foi apoiada pela distribuição sistemática de material didático, composto de guias de orientações e de livros para o professor, além de cadernos de exercício para os alunos. Com o objetivo de investigar se houve efeitos positivos do programa de capacitação de professores no desempenho dos alunos foi realizada uma pesquisa de campo com 518 docentes que nos anos de 2007 e 2008 estavam matriculados na 1ª etapa do curso de Pós Graduação lato sensu em Avaliação Escolar nas áreas de Língua Portuguesa e de Matemática. As respostas obtidas com os questionários aplicados deram origem a variáveis de participação e uso do material didático que mediante análises de regressão mostraram impactos no desempenho dos alunos. Os resultados encontrados comprovaram a hipótese colocada no início da pesquisa que o programa de capacitação docente aumenta a aprendizagem dos alunos da 8ª série do Ensino Fundamental nas escolas que têm professores de Matemática com alto grau de participação no Programa de Capacitação e professores de Língua Portuguesa que disseram usar frequentemente o material didático distribuído. Nas conclusões deste trabalho foram discutidas as dificuldades de conduzir programas de capacitação com um modelo de intervenção nos resultados acadêmicos dos estudantes de um sistema educacional concreto, mediante propostas de mudanças da qualificação docente e o simultâneo acompanhamento do desempenho dos alunos por um período de tempo relativamente longo. Entretanto, o estudo possibilitou retirar da experiência particular do Tocantins sugestões e recomendações mais gerais e extrapoláveis às políticas públicas de educação continuada voltadas para melhorar a qualificação docente e aumentar o desempenho cognitivo dos alunos.

Resumo
[en] This research sought to identify if the increase in average proficiency of pupils in basic education in the State of Tocantins occurred between the years 2001 to 2007 could be explained by improved qualification of Mathematics and Portuguese teachers who participated in training activities promoted by the Cesgranrio Foundation in the years of study. The relationship between teacher quality and cognitive performance of students are not easy to establish or measure, but in the current scenario of the research in the area of teacher effectiveness there is some evidence that the teacher is the most important factor explaining the performance of school students. The program of training conducted over six years emphasized the acquisition of knowledge and skills focused on participatory instruction and work in cooperative groups with students, accompanied by periodic applications of formative assessments to monitor progress of students. The proposed change in teaching practice in the classroom was supported by the systematic distribution of instructional material consisting of books for teacher and booklets of exercises for students. To evaluate the positive effect of the training program on students performance a research was conducted with 538 teachers who were enrolled in the first stage a lato sensu graduate program in School Evaluation in the areas of Mathematic and Portuguese. Variables defining participation and use of instructional material were derived from two questionnaires answered by the teachers These variables were shown to be correlated to the mean performance of students at their schools in 2007 controlled by the mean performance in 2001 and the results confirmed the hypothesis posed at the beginning that teacher training program can increase students learning at the eighth grade. Teachers that have a high degree of participation in the training program in Mathematics and frequent use of the instructional material distributed in Portuguese were positively correlated to improved performance. The conclusions of this work discuss the difficulties of conducting training programs, as a model for intervention in the academic performance of students in a concrete educational system. A program to improve teacher’s quality and simultaneous monitoring of student’s performance for a long period of time is not easy to implement. However, the study has drawn, from a particular experience at the State of Tocantins, suggestions and recommendations and extrapolated to the broader public policy of continuing education aimed to increase teacher quality and improve cognitive performance of students.

Orientador(es)
FRANCISCO CRESO JUNQUEIRA FRANCO JUNIOR

Coorientador(es)
RUBEN KLEIN

Banca
JOSE CARMELLO BRAZ CARVALHO

Banca
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO

Banca
FRANCISCO CRESO JUNQUEIRA FRANCO JUNIOR

Banca
ANGELA CARRANCHO DA SILVA

Banca
RUBEN KLEIN

Banca
NIGEL PELMA DE LRIGTHON BROOKE

Catalogação
2010-01-04

Apresentação
2009-08-28

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14755@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14755@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14755


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
CAPÍTULO 7 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF