Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS EM REDES DE ALIANÇAS NUM CONTEXTO GLOBAL DE GRANDES MUDANÇAS: FOCO NAS EMPRESAS LÍDERES FORNECEDORAS DE EQUIPAMENTOS DE REDE DE TELECOMUNICAÇÕES

Título
[en] STRATEGIC MANAGEMENT OF COMPANIES IN NETWORKS OF ALLIANCES IN A GLOBAL CONTEXT OF BIG CHANGES: FOCUS ON LEADING TELECOMMUNICATION NETWORK EQUIPMENT VENDORS

Autor
[pt] ANA PAULA KEIL NEVES

Vocabulário
[pt] ESTRATEGIA

Vocabulário
[pt] GESTAO DE MUDANCA

Vocabulário
[pt] TELECOMUNICACAO

Vocabulário
[en] STRATEGY

Vocabulário
[en] MANAGEMENT OF CHANGE

Vocabulário
[en] TELECOMUNICATION

Resumo
[pt] A indústria de telecomunicações é caracterizada principalmente pela inovação e pelo dinamismo. Nos últimos dez anos, as inovações tecnológicas que surgiram mudaram a forma das pessoas e empresas se conectarem. Empresas de telecomunicações cada vez mais estabelecem alianças e redes estratégicas para competir no mundo globalizado. O presente trabalho tem como objetivo contribuir para os estudos sobre gestão estratégica das empresas em alianças e redes de relacionamento que atuam globalmente e em ambiente de mudanças, analisando suas implicações na conduta e no desempenho das empresas. Tem como foco, dentro da indústria de telecomunicações, o setor dos fornecedores de equipamento de rede para telefonia móvel. Abrange três estudos de caso das empresas líderes no mercado global de fornecimento de equipamentos de rede para telefonia móvel: NokiaSiemens, Ericsson e Cisco, adotando a metodologia de estudo de caso de Yin (2002). Baseia-se no pressuposto de que é importante considerar as implicações das alianças e redes, dadas suas características, bem como as implicações da sua atuação global na análise da conduta e do desempenho das empresas. Para o levantamento de dados foram utilizadas as informações públicas disponíveis nos sites especializados da indústria de telecomunicações e nos sites das empresas, além de questionários e entrevistas complementares para capturar as percepções dos executivos sobre as empresas e sua atuação global. Para a análise estratégica sob a ótica relacional foi adotado o ferramental Strategic Network Analysis - SNA de Macedo-Soares (2002) que inclui um modelo, uma metodologia e listas de referência com construtos relacionais. O estudo acrescentou a estas listas novos construtos pertinentes à gestão de mudanças e à atuação no nível global. Com base nos resultados da análise relacional, a pesquisa evidenciou que as empresas do setor de equipamentos de rede possuem estruturas mais maduras para o gerenciamento de suas alianças e redes estratégicas. As três empresas estudadas consideram que as alianças e redes globais são importantes para suas estratégias globais e as utilizam principalmente para ampliar suas competências. Trata-se de um setor que está em uma fase de transição entre uma atuação dirigida pelo produto e uma atuação impulsionada pelo mercado, o que o torna relevante para o estudo de gestão de mudanças estratégicas. A esse respeito, cabe notar que o estudo evidenciou que as três empresas focadas utilizam redes e alianças para conseguir gerenciar suas mudanças estratégicas, em alguns casos através da aquisição de empresas que ampliem suas atuais competências e em outros ao estabelecer alianças com os próprios concorrentes, principalmente quando o objetivo é de criar, desenvolver ou ampliar o mercado - em especial por meio de uma inovação tecnológica.

Resumo
[en] The telecommunication industry´s main characteristics are innovation and dynamics. In the last ten years, technological innovation changed the way people and companies connect themselves. Telecommunication companies establish more and more alliances and strategic networks in order to compete in the globalized world. The objective of this study is to contribute to research on strategic management of firms in alliances and networks that act globally in a turbulent environment, analyzing their impacts on the company´s behavior and performance. Its focus is the telecommunication industry, precisely, the network equipment vendors for mobile telephones. It includes three case studies of global market leading companies: NokiaSiemens, Ericsson and Cisco, and makes use of the case study methodology (YIN, 2002). The study bases itself on the assumption that it is important to consider the strategic implications of alliances and social networks, given their characteristics, at both firm and industry levels, including their global impacts, when considering the firm´s conduct and overall results. For the data collection public information was used, available on specific telecom and company websites. Also a survey, that made use of a structured questionnaire, and interviews were carried out to capture the perceptions of the firms´ executives regarding the companies and their global performance. The strategic analysis was conducted with the help of Macedo-Soares´s (2002) SNA - Strategic Network Analysis - tools, which include a model, methodology and reference lists with pertinent constructs (2002). Drawing upon these reference lists, new constructs were added for analyzing global aspects as well as change management ones. The study made evident that the companies in the network equipment market have more mature organizations where alliance and strategic network management are concerned. The three companies focused in the study perceive alliances and global networks as very important for their global strategies especially in terms of acquiring and building new competencies. The telecommunication sector is going through a transition from being product focused to being market oriented, hence the relevance of investigating the strategic change management dimension. In this respect, it should be noted that the study strongly suggested that the three companies at issue use networks and alliances also to help manage their strategic changes, in some cases through acquisitions that enhance their competencies and in others through alliances with their competitors, especially when the main goal is to create, grow or develop the market, mainly by way of technological innovation.

Orientador(es)
TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES

Banca
SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO

Banca
TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES

Banca
IRENE RAGUENET TROCCOLI

Catalogação
2009-09-16

Apresentação
2009-04-07

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14157@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14157@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14157


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF