Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] COMMUNITY CORPORATE SOCIAL MARKETING: A STUDY ON THE INTEGRATION CENTER OF THE PETROCHEMICAL COMPLEX IN RIO DE JANEIRO

Título
[pt] MARKETING SOCIAL CORPORATIVO COMUNITÁRIO: UM ESTUDO SOBRE O CENTRO DE INTEGRAÇÃO DO COMPLEXO PETROQUÍMICO DO RIO DE JANEIRO

Autor
[pt] PAULO ALEXANDRE DA FONSECA MOREIRA

Vocabulário
[pt] RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA

Vocabulário
[pt] MARKETING SOCIAL

Vocabulário
[pt] PERCEPCAO

Vocabulário
[en] CORPORATE SOCIAL RESPONSIBILITY

Vocabulário
[en] SOCIAL MARKETING

Vocabulário
[en] PERCEPTION

Resumo
[pt] O conceito de responsabilidade social praticada pelas empresas percorre os paradigmas econômico-legal, passa pelo ideário ético-filantrópico e culmina com a abstração da responsabilidade social incorporada ao processo de decisão empresarial e atenta aos relacionamentos com os stakeholders. A responsabilidade social corporativa também se tornou um instrumento de marketing capaz de proporcionar um diferencial na imagem que projeta para o seu público-alvo. O marketing social é empregado para descrever diferentes iniciativas sociais corporativas. Neste trabalho, o significado adotado para o marketing social enfoca a influência sobre o comportamento da comunidade, visando à aceitabilidade de idéias sociais e o seu bem-estar. O Centro de Integração é o empreendimento da PETROBRAS que tem por objetivo qualificar e capacitar mão-de-obra para a implantação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro. A fim de identificar a percepção da comunidade circunvizinha em relação à imagem de marca comprometida com os princípios da Responsabilidade Social, um estudo exploratório foi conduzido. O universo é formado pelos moradores dos municípios impactados pelo COMPERJ e que se inscreveram no processo seletivo de 2007 para ingresso no CICOMPERJ. A amostra estabelecida foi composta pelos inscritos nos municípios de Itaboraí e de São Gonçalo. A análise das informações obtidas permitiu concluir que o CICOMPERJ influencia a mudança de comportamento da comunidade para a busca da melhoria da empregabilidade, sendo considerada uma iniciativa de Marketing Social Corporativo Comunitário. A pesquisa de campo conduzida indicou que o CICOMPERJ é percebido como um projeto socialmente responsável.

Resumo
[en] Concept social responsibility practiced by companies has gone through paradigms regarding economic-legal, it goes through the ethical-philanthropic set of ideas and having as a highlight point the detachment from proactive social responsibility, incorporated to the corporate decision process and attentive to relationships with stakeholders. Corporate social responsibility it has also become a marketing instrument capable of enabling a differential in the image it projects to its target-audience. The so-called social marketing is used to describe different corporate social initiatives. For the purposes of this paper, the meaning adopted for social marketing focus the influence on the Communitys behavior, aiming at the acceptability of social ideas and its welfare. The Integration Center is development from PETROBRAS which has the purpose of qualifying and empowering workforce in competitive and sustainable bases for the implementation of the Petrochemical Complex in Rio de Janeiro. In order to identify the perception of the surrounding community regarding the brand image committed to the principles of Social Responsibility, an exploratory study has been carried out. The universe is comprised of dwellers from the eleven cities impacted by COMPERJ which have already enrolled in the 2007 selective process to enter CICOMPERJ. The sample established was comprised by those enrolled in the cities of Itaboraí­ and São Gonçalo. The analysis of the information obtained enable for the conclusion that CICOMPERJ influences the communitys behavior in the search for improvement in employment, being considered a Community Corporate Social Marketing initiative. The field survey conducted appointed that CICOMPERJ is realized as a socially responsible project.

Orientador(es)
ANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA

Banca
ANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA

Banca
MARIO COUTO SOARES PINTO

Banca
CELSO FUNCIA LEMME

Catalogação
2009-05-27

Apresentação
2008-12-18

Tipo
[pt] TEXTO

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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13614@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13614@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13614


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