Título
[pt] MULTIMODALIDADE, SÓCIO CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E A SALA DE AULA: UMA ASSOCIAÇÃO POSSÍVEL?
Título
[en] MULTIMODALITY, SOCIAL CONSTRUCTION OF MEANINGS AND THE CLASSROOM: A POSSIBLE ASSOCIATION?
Autor
[pt] ERICA JULIANA SANTOS ROCHA
Vocabulário
[pt] CONSTRUTIVISMO
Vocabulário
[pt] MULTIMODALIDADE
Vocabulário
[en] CONSTRUCTIVISM
Vocabulário
[en] MULTIMODALITY
Resumo
[pt] O objetivo principal deste trabalho de pesquisa é entender o uso de textos
visuais na sala de aula e seu impacto na aprendizagem. A pesquisa enfoca o uso
de textos visuais para facilitar a aplicação de uma perspectiva pedagógica que
objetive a sócio-construção do conhecimento, o sócio-interacionismo, seguindo a
concepção de Bakhtin (2000), Freire (1979), Mercer (1994) e Vygotsky (1994).
Com essa base teórica, a pesquisa aplica a gramática do desenho visual (Kress e
van Leeuwen, 1996) em um ambiente de sala de aula, ao examinar as
interpretações feitas pelos próprios aprendizes em relação às imagens utilizadas
pela professora, para que se observa de que forma as observações dos aprendizes
evocam as categorias na gramática do desenho visual e, portanto, trazer luz sobre
o conhecimento desses aprendizes de como ler imagens. Discute-se as
implicações de uma abordagem pedagógica que objetiva construir o letramento
visual no ambiente de ensino da língua inglesa.
Resumo
[en] The main purpose of this study is to understand the use of visual texts in
the classroom and their impact on learning. The research focuses on how the use
of visual texts can facilitate the application of a construction of meanings and the
socio- interactional perspective on teaching/learning, according to Bakhtin (2000),
Freire (1979), Mercer (1994) and Vygotsky (1994). With this theoretical
framework, the study applies the grammar of visual design (Kress & Van
Leeuwen, 1996) to a classroom setting by examining the learners interpretations
of the images used by the teacher, to observe to what extent their observations
evoke the categories in the grammar of visual design and thus indicate knowledge
of how to read images. The study discusses the implications of an approach to
teaching and learning that aims at building visual literacy in the setting of English
language teaching.
Orientador(es)
BARBARA JANE WILCOX HEMAIS
Banca
BARBARA JANE WILCOX HEMAIS
Banca
INES KAYON DE MILLER
Banca
ISABEL CRISTINA RANGEL MORAES BEZERRA
Catalogação
2009-05-04
Apresentação
2008-08-31
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13422@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13422@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13422
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF CAPÍTULO 6 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF