Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] MULTIMODALIDADE, SÓCIO CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E A SALA DE AULA: UMA ASSOCIAÇÃO POSSÍVEL?

Título
[en] MULTIMODALITY, SOCIAL CONSTRUCTION OF MEANINGS AND THE CLASSROOM: A POSSIBLE ASSOCIATION?

Autor
[pt] ERICA JULIANA SANTOS ROCHA

Vocabulário
[pt] CONSTRUTIVISMO

Vocabulário
[pt] MULTIMODALIDADE

Vocabulário
[en] CONSTRUCTIVISM

Vocabulário
[en] MULTIMODALITY

Resumo
[pt] O objetivo principal deste trabalho de pesquisa é entender o uso de textos visuais na sala de aula e seu impacto na aprendizagem. A pesquisa enfoca o uso de textos visuais para facilitar a aplicação de uma perspectiva pedagógica que objetive a sócio-construção do conhecimento, o sócio-interacionismo, seguindo a concepção de Bakhtin (2000), Freire (1979), Mercer (1994) e Vygotsky (1994). Com essa base teórica, a pesquisa aplica a gramática do desenho visual (Kress e van Leeuwen, 1996) em um ambiente de sala de aula, ao examinar as interpretações feitas pelos próprios aprendizes em relação às imagens utilizadas pela professora, para que se observa de que forma as observações dos aprendizes evocam as categorias na gramática do desenho visual e, portanto, trazer luz sobre o conhecimento desses aprendizes de como ler imagens. Discute-se as implicações de uma abordagem pedagógica que objetiva construir o letramento visual no ambiente de ensino da língua inglesa.

Resumo
[en] The main purpose of this study is to understand the use of visual texts in the classroom and their impact on learning. The research focuses on how the use of visual texts can facilitate the application of a construction of meanings and the socio- interactional perspective on teaching/learning, according to Bakhtin (2000), Freire (1979), Mercer (1994) and Vygotsky (1994). With this theoretical framework, the study applies the grammar of visual design (Kress & Van Leeuwen, 1996) to a classroom setting by examining the learners’ interpretations of the images used by the teacher, to observe to what extent their observations evoke the categories in the grammar of visual design and thus indicate knowledge of how to read images. The study discusses the implications of an approach to teaching and learning that aims at building visual literacy in the setting of English language teaching.

Orientador(es)
BARBARA JANE WILCOX HEMAIS

Banca
BARBARA JANE WILCOX HEMAIS

Banca
INES KAYON DE MILLER

Banca
ISABEL CRISTINA RANGEL MORAES BEZERRA

Catalogação
2009-05-04

Apresentação
2008-08-31

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13422@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13422@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13422


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF