Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] INTEGRATION OF INFORMATION BETWEEN CUSTOMER AND CONTRACT MANUFACTURERS: CASE STUDY

Título
[pt] INTEGRAÇÃO DE INFORMAÇÃO ENTRE CLIENTE E PRODUTORES SOB CONTRATO: ESTUDO DE CASO

Autor
[pt] MARCELO LETA VIEIRA

Vocabulário
[pt] INTEGRACAO

Vocabulário
[pt] TECNOLOGIA DA INFORMACAO-TI

Vocabulário
[pt] CADEIA DE SUPRIMENTOS

Vocabulário
[en] INTEGRATION

Vocabulário
[en] INFORMATION TECHNOLOGY-IT

Vocabulário
[en] SUPPLY CHAIN

Resumo
[pt] Não há duvidas acerca do fato de que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) se tornaram uma poderosa ferramenta para viabilizar a integração e o gerenciamento das cadeias de suprimentos (SCM). No cenário atual das grandes organizações multinacionais, que competem em mercados globalizados, não é possível pensar em integração sem o apoio de tais ferramentas. Entretanto, mesmo com os avanços tecnológicos, ainda é possível observar projetos que envolvem cadeias de suprimento sem o apoio adequado de TIC. Este trabalho é um estudo de caso que aborda o relacionamento entre TIC e SCM sob o ponto de vista das implicações nos processos de negócios. Ele toma como base a subsidiária brasileira de uma empresa multinacional de grande porte e seus fornecedores diretos no Brasil. O estudo evidencia os problemas decorrentes da operação com os terceiros sem o apoio adequado de TIC, por exemplo, o aumento da carga de trabalho em diferentes setores da empresa. Além disso, são apontados os potenciais riscos para a companhia, como o aumento nos níveis de inventário, ou nos custos operacionais, e a queda no nível de serviço ao cliente. Também são descritos os planos de médio e longo prazo da empresa para a resolução do problema e apresentadas sugestões de ações de curto prazo que podem minimizar os problemas encontrados e reduzir os riscos dessa operação a um nível seguro.

Resumo
[en] There is no doubt concerning the fact that Information Technology (IT) has become a powerful tool to make possible the integration and the Supply Chain Management (SCM). In the current scene of the multinational companies, which compete in global markets, it is not possible to think about integration without the support of such tools. However, even with the technological advances it is still possible to observe projects involving supply chain without adequate IT support. This research is a case study about the relationship between IT and SCM, under the view of the business processes implications. It takes as base the Brazilian subsidiary of a large multinational company and their main direct vendors in Brazil. The study shows the problems generated by the operation with third partners without adequate IT support, for example, the work load increase in different sectors of the company. Moreover, the potential risks to the company are pointed out, as the increase in the inventory level or in the operational costs, and the customer service level decrease. The medium and long-term plans of the company to solve the problems are also described, and suggestions are given for short-term actions that can minimize the problems listed and reduce the operational risk to a safe level.

Orientador(es)
LEONARDO JUNQUEIRA LUSTOSA

Banca
LEONARDO JUNQUEIRA LUSTOSA

Banca
ANTONIO FERNANDO DE CASTRO VIEIRA

Banca
NELIO DOMINGUES PIZZOLATO

Catalogação
2009-04-17

Apresentação
2008-10-10

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13390@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13390@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13390


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF