Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] GESTÃO DA VARIEDADE DE PRODUTOS NA CADEIA AUTOMOBILÍSTICA MUNDIAL

Título
[en] PRODUCT VARIETY MANAGEMENT IN AUTOMOTIVE INDUSTRY WORLDWIDE

Autor
[pt] AUGUSTO DA CUNHA REIS

Vocabulário
[pt] CADEIA DE SUPRIMENTOS

Vocabulário
[pt] INDUSTRIA AUTOMOBILISTICA

Vocabulário
[pt] VARIEDADE DE PRODUTOS

Vocabulário
[en] SUPPLY CHAIN

Vocabulário
[en] AUTO INDUSTRY

Vocabulário
[en] PRODUCT VARIETY

Resumo
[pt] A proliferação da variedade de produtos é uma tendência em diferentes indústrias e se constitui em um assunto com crescente relevância para o mundo empresarial e acadêmico. A gestão dessa variedade deve buscar equilibrar os benefícios oriundos da perspectiva do marketing com os efeitos negativos provocados, em geral, pela perspectiva de operações e logística. Assim, tal gestão se torna um grande desafio para indústrias em que a variedade de produtos é elevada, como a automobilística. O presente trabalho é um estudo empírico que tem como objetivo quantificar, comparar e analisar o comportamento da variedade de produtos nos mais significativos mercados automobilísticos mundiais. Como objeto de estudo, utilizou-se automóveis de passeio fabricados pelos cinco maiores grupos de montadoras (Toyota, GM, Volkswagen, Ford e Honda) e como variáveis da variedade de produtos na indústria automobilística, considerou-se plataformas, marcas, modelos, versões, tipos de carrocerias, motorização, transmissão (power, trains), pintura e acabamento interno (paint & trim), opcionais de fábrica (factory fitted options) e acessórios de concessionárias (factory fitted options). Como resultado, verificou-se em que ponto da cadeia automotiva ocorre a proliferação de produtos e analisou-se a forma distinta com que esta variedade é gerida em diferentes mercados a jusante da cadeia e a partir da fábrica de automóveis.

Resumo
[en] Product variety is a trend in many different industries and it is a subject with an increasing relevance to the business and academic arena. The management of product variety must seek to balance the benefits from the marketing perspective with the negative effects, in general, from the operations and logistics perspective, thus becoming a major challenge for industries where product variety is higher, such as the auto industry. This master`s dissertation is an empirical study that aims to quantify, compare and analyze the behavior of the variety of products in the most significant global automobile markets. Passenger cars manufactured by the five largest groups of automakers in the world (Toyota, GM, Volkswagen, Ford and Honda) and variables of product variety in the auto industry such as platforms, brands, models, versions, body type, power-trains, paint & trim, factory fitted options and dealer fitted options were used as objects of study. As a result, it was verified in which point of the supply chain the proliferation of automotive products occurs and the distinct way in which this variety is managed is analyzed in different markets downstream the chain from the car factory.

Orientador(es)
LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO

Banca
LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO

Banca
MADIAGNE DIALLO

Banca
OSVALDO LUIZ GONCALVES QUELHAS

Catalogação
2009-04-17

Apresentação
2009-03-09

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13389@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13389@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13389


Arquivos do conteúdo
AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, LISTA DE FIGURAS, LISTA DE TABELAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES PDF