Título
[en] A COMPARATIVE STUDY AMONG BRAZIL AND PORTUGAL ABOUT THE DIFFERENCES IN THE CURRICULAR EMPHASES IN MATHEMATICS USING THE ANALYSIS OF THE DIFFERENTIAL ITEM FUNCTIONING (DIF) FROM PISA 2003
Título
[pt] ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL E PORTUGAL, SOBRE DIFERENÇAS NAS ÊNFASES CURRICULARES DE MATEMÁTICA, A PARTIR DA ANÁLISE DO FUNCIONAMENTO DIFERENCIAL DO ITEM (DIF) DO PISA 2003
Autor
[pt] GLAUCO DA SILVA AGUIAR
Vocabulário
[pt] CURRICULOS
Vocabulário
[pt] PISA
Vocabulário
[pt] EDUCACAO MATEMATICA
Vocabulário
[en] CURRICULUM
Vocabulário
[en] PISA
Vocabulário
[en] MATHEMATICS EDUCATION
Resumo
[pt] Este estudo compara as diferenças nas ênfases curriculares
em Matemática
no Brasil e Portugal a partir dos resultados do Programa
Internacional de
Avaliação dos Estudantes (PISA) no ano de 2003. Deste
programa participam
jovens de 15 anos de idade dos países membros da
Organização
para a
Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) e também
de
países
convidados em uma perspectiva de avaliar habilidades e
conhecimentos
requeridos para uma atuação efetiva na sociedade. Com base
na literatura sobre
currículo a ensinar, ensinado e aprendido, o estudo parte
do
pressuposto que os
resultados de diversos países em avaliações internacionais
constituem-se uma
estratégia para a análise do currículo aprendido e das
ênfases pedagógicas na área
da Matemática. O trabalho utiliza como metodologia a
análise
do Funcionamento
Diferencial do Item (DIF) para identificar as diferenças
curriculares, como
também de abordagens pedagógicas e socioculturais. Um item
apresenta
funcionamento diferencial quando, alunos de diferentes
países que possuem a
mesma habilidade cognitiva, não têm a mesma probabilidade
de
acertarem o item.
Os resultados mostram que alguns itens de Matemática
apresentam
funcionamento diferencial entre alunos brasileiros e
portugueses. Os aspectos que
explicam este funcionamento diferencial estão relacionados
com ênfases
diferenciadas não apenas em determinados conteúdos da
Matemática, mas
também de processos cognitivos e do formato do item.
Resumo
[en] This study compares the differences in the curricular
emphases in
mathematics in Brazil and Portugal using the results from
the Programme for
International Student Assessment (PISA) in 2003. The
participants of this
programme are 15-year-old students from the member countries
of the
Organisation for Economic Co-operation and Development
(OECD) and from
partner countries. Its aim is to assess how these students
master the essential skills
and knowledge to meet real- life challenges. Based on the
existing literature about
the official, taught and learned curricula, this study
assumes that the results of
several countries in international surveys constitute a
strategy for analysing the
learned curriculum and the pedagogical emphases in the
mathematical area. The
methodology used in this work to identify the curricular
differences as well as the
pedagogical and sociocultural approaches is the analysis of
the Differential Item
Functioning (DIF). One item presents a differential
functioning when students
from different countries, who have the same cognitive
ability, do not have the
same probability of answering the item correctly. The
results show that some
mathematics items present differential functioning between
Brazilian and
Portuguese students. The aspects that explain this
differential functioning are
related to differential emphases not only on certain
mathematics contents but also
on the cognitive processes and on the item format.
Orientador(es)
FRANCISCO CRESO JUNQUEIRA FRANCO JUNIOR
Coorientador(es)
TUFI MACHADO SOARES
Banca
TUFI MACHADO SOARES
Banca
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO
Banca
FRANCISCO CRESO JUNQUEIRA FRANCO JUNIOR
Banca
MONICA RABELLO DE CASTRO
Banca
WAGNER BANDEIRA ANDRIOLA
Banca
MARIA ISABEL RAMALHO ORTIGAO
Catalogação
2009-01-07
Apresentação
2008-07-07
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12869@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12869@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12869
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF CAPÍTULO 6 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF