Título
[pt] A EXPERIÊNCIA TELEVISIVA COMO MEDIADORA DA RELAÇÃO DE CRIANÇAS COM O CINEMA
Título
[en] THE TELEVISION EXPERIENCE AS A MEDIATOR OF CHILDRENS RELATIONSHIP WITH THE CINEMA
Autor
[pt] WINSTON DE CARVALHO VIEIRA DO SACRAMENTO
Vocabulário
[pt] CINEMA
Vocabulário
[pt] CRIANCAS
Vocabulário
[pt] MEDIACAO TELEVISIVA
Vocabulário
[pt] RECEPCAO
Vocabulário
[en] MOVIE
Vocabulário
[en] CHILDREN
Vocabulário
[en] TELEVISION MEDIATION
Vocabulário
[en] RECEPTION
Resumo
[pt] Esta dissertação de mestrado tem como objetivo identificar,
descrever e
analisar prováveis atravessamentos e mediações que a
experiência televisa
estabelece na relação de crianças com produções
cinematográficas exibidas em
tela grande. O estudo foi realizado com um grupo de
aproximadamente trinta
crianças, com idades variando entre 08 e 13 anos que
desconheciam a experiência
de expectador cinematográfico numa sala de projeção. Trata-
se de um recorte
produzido no âmbito da segunda fase da pesquisa
desenvolvida pelo Grupo de
Pesquisa em Educação e Mídia - GRUPEM, intitulada:
Crianças, televisão e
valores morais. Este estudo, de caráter exploratório,
baseia-se em observações de
campo, oficinas e entrevistas, individuais e coletivas,
cujos registros - diário de
campo, audiogravações e videogravações - foram submetidos a
uma análise
também qualitativa. Do ponto de vista teórico, identifica a
Teoria das Mediações,
norteadora dos estudos de recepção desenvolvidos atualmente
na América Latina,
como uma possibilidade relevante de análise e compreensão
do problema, uma
vez que tais estudos relativizam as funções, qualificações
e possibilidades do
emissor, percebem o receptor como sujeito ativo na relação
com os meios e
analisam fatores que interferem nesse processo. Os
resultados indicam que as
mediações televisivas alteraram a textura das experiências
cinematográficas
vivenciadas por estas crianças durante o estudo realizado.
Nesse processo, em que
o ato de espectatura apresentou-se fortemente marcado pelas
mediações
televisivas, a definição de padrões de gosto, de interesse
pelo que foi exibido,
além da seleção do que é visto aproximou significativamente
os modos de ver
cinema aos modos de ver TV.
Resumo
[en] The aim of this study is to identify, describe and analyze
the presence of
possible crossovers and mediations of children`s television
viewing in their
relationship with widescreen cinema. This study has been
carried out with a group
of approximately thirty children aged between 8 and 13
years who had never been
in the position of viewers in a projection room before.
This study integrates the
second phase of the research developed by the Education and
Media Research
Group (GRUPEM), entitled: Children, television and moral
values. This
exploratory study was based on field observations,
workshops and individual or
group interviews; its registers - casebooks, audio and
video recordings - were
also submitted to a qualitative analysis. From the
theoretical perspective, it points
out the Theory of Mediations, which guides reception
studies in Latin America, as
a significant approach to problem analysis and
understanding, since it deals with
the relative roles, qualifications and possibilities of the
emitter, perceives the
receptor as an active participant in his/her relationship
with the media and
analyzes the factors that interfere in this process. The
results show that television
mediations have definitely altered the texture of these
children`s everyday
experiences. There is significant evidence that the
television holds a distinguished
position in the processes of generation of meaning in their
experiences with the
cinema.
Orientador(es)
ROSALIA MARIA DUARTE
Banca
SONIA KRAMER
Banca
ROSALIA MARIA DUARTE
Banca
RITA MARISA RIBES PEREIRA
Catalogação
2008-11-03
Apresentação
2008-04-18
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12440@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12440@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12440
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF