Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] NEXUS, LACES AND NETS: CONSIDERATIONS BY THE ENVIRONMENTAL EDUCATION`S ESTABLISHMENT IN BRAZIL

Título
[pt] OS NÓS, O LAÇO E A REDE: CONSIDERAÇÕES SOBRE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL

Autor
[pt] CELSO SANCHEZ PEREIRA

Vocabulário
[pt] INSTITUCIONALIZACAO

Vocabulário
[pt] CULTURA DE REDE

Vocabulário
[pt] EDUCACAO AMBIENTAL

Vocabulário
[en] INSTITUTIONALIZATION

Vocabulário
[en] CULTURE OF NET

Vocabulário
[en] ENVIRONMENTAL EDUCATION

Resumo
[pt] Este trabalho visa realizar uma análise do processo de institucionalização da educação ambiental (EA) brasileira. Para tal, discute as tensões, consensos, distanciamentos entre os principais setores protagonistas da EA no Brasil: as instâncias oficiais da EA no âmbito do governo federal e a REBEA (Rede Brasileira de Educação Ambiental). O estudo sustenta sua análise na perspectiva da teoria crítica, discute as relações entre estado e sociedade no campo da EA pelo viés de Souza Santos, tece considerações sobre a estruturação e organização do movimento ambientalista no campo da EA, em rede, adotando a perspectiva das redes preconizada por Castells, Latour, Maturana e outros. A pesquisa apresenta uma análise da trajetória histórico- política da EA brasileira, bem como trabalho de campo que pode ser descrito como uma consulta a alguns educadores ambientais. Foram entrevistados três grupos: atores dirigentes governamentais, facilitadores da REBEA e participantes da REBEA com visões antagônicas a atual secretaria executiva dessa rede. Os resultado das entrevistas contribuíram para a compreensão do processo de institucionalização da EA no Brasil, uma vez que cada grupo representou um espaço diferente neste processo.Podemos concluir que foi possível identificar neste trabalho a institucionalização da EA no Brasil tanto no seu aspecto jurídico quanto político. Observou-se também que há uma postura de parceria entre os movimentos sociais, representados pela REBEA, em substituição a, ainda existente nos anos 2000, postura reivindicatória e denuncista mais presente nos movimentos sociais nos anos 80. Desta forma, identificou-se a institucionalização da EA ocorreu de forma consoante com o movimento de redemocratização do país, refletido também em outras áreas de governo. Pôde-se observar a participação da REBEA no fomento e na produção de políticas públicas para atender as novas demandas sociais, bem como se verificou que a REBEA teve uma participação importante na formação dos quadros ministeriais no âmbito do governo federal, participando das linhas de atuação, programas e ações de governo. Com as estruturas de Estado sendo ocupadas por pessoas de origem na REBEA, o movimento social representado neste setor, acabou servindo como eixo propagador, disseminador das políticas e ações de governo, criando tensões e aproximações características que marcam o cenário da EA nacional.

Resumo
[en] The work analyses the institutionalization process of Environmental Education (EE) in Brazil, stressing its tensions, consents amd fissures among the main brazilian protagonists in EE: on the one side the legal instances of Federal Government; on the other side the REBEA (Brazilian Web of Environmental Education). The theoretical frameworkis based on the critical theory, developed by Souza Santos, Castells, Latour and Maturana, about the State and the civil society relationships, their structural and organizational tensions and links in the EE field, from the viewpoint of web network. A qualitative research analyses the historical - political trajectories of EE, as well as the field works of brazilian educators. Interviews were carried among three groups: government leaders, REBEA practionners and other associates opposing the present secretariat of the institution.the research findings help to understand the EE institutionalization process, since each group reveals different spaces in its web network. The work conclusions stress the juridical and political issues of this institutionalization. Hence it pint-points partnership among the social movements represented inside REBEA, thar substituted the mostly pressuring and denouncing attitudes in 1980 decade. It stresses also that the EE institutionalization process follows the redemocratizations of Brazil, with refletions in other governamental areas. So it is observed REBEA participation in the development of public policies, both reflecting new demands of the civil society and participating in government actions and programs. It emphasizes also that State strutures were occupied by incumbents associated to REBEA, in such a way as to turn it as axis in disseminating actions and policies that reproduce tensions and links characteristic of the EE present scenario in Brazil.

Orientador(es)
HEDY SILVA RAMOS DE VASCONCELLOS

Banca
HEDY SILVA RAMOS DE VASCONCELLOS

Banca
JOSE CARMELLO BRAZ CARVALHO

Banca
JOSAFA CARLOS DE SIQUEIRA

Banca
ALEXANDRE DE GUSMÃO PEDRINI

Banca
ALEXANDRE GUIMARÃES VASCONCELLOS

Catalogação
2008-10-20

Apresentação
2008-04-29

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12372@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12372@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12372


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
CAPÍTULO 7 PDF
CAPÍTULO 8 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF