Título
[en] A DWELLING: LANGUAGE AND POETRY IN HEIDEGGER
Título
[pt] UMA MORADA: LINGUAGEM E POESIA EM HEIDEGGER
Autor
[pt] MARIA INES GONCALVES MOLL
Vocabulário
[pt] LINGUAGEM
Vocabulário
[pt] HEIDEGGER
Vocabulário
[pt] POESIA
Vocabulário
[pt] FILOSOFIA
Vocabulário
[pt] METAFISICA
Vocabulário
[en] LANGUAGE
Vocabulário
[en] HEIDEGGER
Vocabulário
[en] POETRY
Vocabulário
[en] PHILOSOPHY
Vocabulário
[en] METAPHYSICS
Resumo
[pt] A linguagem, de acordo com Heidegger, não é um instrumento
disponível que possibilita a comunicação entre os homens,
ou seja, a linguagem não se resume a um meio de expressão.
Contudo, na era da técnica, a linguagem é vista
exclusivamente como meio que serve à troca de informação.
Por isso, o filósofo afirma que para pensar a linguagem é
preciso penetrar na fala da linguagem e não
na fala do homem. E, para Heidegger, a linguagem fala
primeiramente no poema. No entanto, o homem só pode dizer,
ou melhor, mostrar e fazer aparecer aquilo
que se mostra a ele. Por isso é que, antes de se tornar um
dizer, a poesia é na maior parte do tempo uma escuta, ato
que só se torna possível quando o homem
compreende a palavra não apenas como signo que remete ao
significado, mas como abrigo permanente, capaz de arrancar
do esquecimento abissal o próprio existir das coisas. Para
Heidegger, é este dizer e, ao mesmo tempo, a escuta deste
imenso silêncio que permite ao homem tornar-se mortal,
impedindo dessa maneira que ele permaneça congelado na
idéia do animal racional.
Resumo
[en] Language, according to Heidegger, is not an available tool
which makes the communication between human beings
possible, in other words, language cannot be reduced to a
means of expression. However, in the technical age,
language is seen exclusively as a means that serves the
purpose of exchanging information. Therefore, the
philosopher suggests that in order to understand
language it is necessary to embark upon into the speech of
language rather than the speech of men. And, for Heidegger,
language speaks first in poems. Yet, men can only say, or
rather, show and reveal, that what is shown to him. For that
reason, before becoming a speech, poetry is, for most of
its time, a hearing, an act that is only possible when men
understand the word not only as sign referring to a
meaning but also as a permanent shelter capable of seizing
the very existing of things from the immense forgetfulness.
For Heidegger, it is this speech and, at the same time, the
hearing of this immense silence which allows the human
being to become mortal, preventing him, in this way, from
remaining frozen in the idea of the rational animal.
Orientador(es)
EDUARDO JARDIM DE MORAES
Banca
ELSA HELENA BUADAS WIBMER
Banca
EDUARDO JARDIM DE MORAES
Banca
PATRICK ESTELLITA CAVALCANTI PESSOA
Catalogação
2008-09-24
Apresentação
2008-06-23
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12232@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12232@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12232
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF INTRODUÇÃO PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CONCLUSÃO PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF