Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] A DWELLING: LANGUAGE AND POETRY IN HEIDEGGER

Título
[pt] UMA MORADA: LINGUAGEM E POESIA EM HEIDEGGER

Autor
[pt] MARIA INES GONCALVES MOLL

Vocabulário
[pt] LINGUAGEM

Vocabulário
[pt] HEIDEGGER

Vocabulário
[pt] POESIA

Vocabulário
[pt] FILOSOFIA

Vocabulário
[pt] METAFISICA

Vocabulário
[en] LANGUAGE

Vocabulário
[en] HEIDEGGER

Vocabulário
[en] POETRY

Vocabulário
[en] PHILOSOPHY

Vocabulário
[en] METAPHYSICS

Resumo
[pt] A linguagem, de acordo com Heidegger, não é um instrumento disponível que possibilita a comunicação entre os homens, ou seja, a linguagem não se resume a um meio de expressão. Contudo, na era da técnica, a linguagem é vista exclusivamente como meio que serve à troca de informação. Por isso, o filósofo afirma que para pensar a linguagem é preciso penetrar na fala da linguagem e não na fala do homem. E, para Heidegger, a linguagem fala primeiramente no poema. No entanto, o homem só pode dizer, ou melhor, mostrar e fazer aparecer aquilo que se mostra a ele. Por isso é que, antes de se tornar um dizer, a poesia é na maior parte do tempo uma escuta, ato que só se torna possível quando o homem compreende a palavra não apenas como signo que remete ao significado, mas como abrigo permanente, capaz de arrancar do esquecimento abissal o próprio existir das coisas. Para Heidegger, é este dizer e, ao mesmo tempo, a escuta deste imenso silêncio que permite ao homem tornar-se mortal, impedindo dessa maneira que ele permaneça congelado na idéia do animal racional.

Resumo
[en] Language, according to Heidegger, is not an available tool which makes the communication between human beings possible, in other words, language cannot be reduced to a means of expression. However, in the technical age, language is seen exclusively as a means that serves the purpose of exchanging information. Therefore, the philosopher suggests that in order to understand language it is necessary to embark upon into the speech of language rather than the speech of men. And, for Heidegger, language speaks first in poems. Yet, men can only say, or rather, show and reveal, that what is shown to him. For that reason, before becoming a speech, poetry is, for most of its time, a hearing, an act that is only possible when men understand the word not only as sign referring to a meaning but also as a permanent shelter capable of seizing the very existing of things from the immense forgetfulness. For Heidegger, it is this speech and, at the same time, the hearing of this immense silence which allows the human being to become mortal, preventing him, in this way, from remaining frozen in the idea of the rational animal.

Orientador(es)
EDUARDO JARDIM DE MORAES

Banca
ELSA HELENA BUADAS WIBMER

Banca
EDUARDO JARDIM DE MORAES

Banca
PATRICK ESTELLITA CAVALCANTI PESSOA

Catalogação
2008-09-24

Apresentação
2008-06-23

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12232@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12232@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12232


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
INTRODUÇÃO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CONCLUSÃO PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF