Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] NEW ENCHANTMENTS: HYPERMEDIA DESIGN AS ENGAGEMENT DESIGN

Título
[pt] NOVOS ENCANTAMENTOS: DESIGN DE HIPERMÍDIA ENQUANTO DESIGN DE ENGAJAMENTO

Autor
[pt] ANA CLAUDIA ROCHA QUARTIN BAETA NEVES

Vocabulário
[pt] MOTIVACAO

Vocabulário
[pt] ENGAJAMENTO

Vocabulário
[pt] INTERATIVIDADE

Vocabulário
[pt] HIPERMIDIA

Vocabulário
[pt] DESIGN

Vocabulário
[pt] INTERNET

Vocabulário
[en] MOTIVATION

Vocabulário
[en] ENGAGEMENT

Vocabulário
[en] INTERACTIVITY

Vocabulário
[en] HYPERMEDIA

Vocabulário
[en] DESIGN

Vocabulário
[en] INTERNET

Resumo
[pt] Esta pesquisa investiga a possibilidade da construção de estímulos à conduta ativa dos usuários de sítios web. Diante do fato de que produtos hipermidiáticos necessitam do encadeamento de ações de seus usuários para que possam cumprir seu desígnio comunicacional, esta dissertação argumenta que tais produtos podem ter configurados, em si próprios, os elementos que estimulam, orientam e conectam entre si as ações de seus usuários. Para tanto, esta dissertação empreende reflexão teórica a partir de novas abordagens da relação entre o produto de design e o seu usuário - abordagens que se fundamentam nos conceitos de design de experiência e design de emoção, compreendidos, nesta pesquisa, sobretudo enquanto reflexo de novas demandas na prática e na teoria do design contemporâneo. A idéia de engajamento é desenvolvida enquanto tradução da dinâmica da interatividade e implica questões acerca de motivação, estranhamento e envolvimento. Projetos que buscam estimular a ação do público podem ser identificados nos percursos históricos da Arte e do Design. Destes projetos, emergem padrões que, por sua vez, podem ser observados em projetos de sítios web. Os principais aspectos destes padrões são categorizados enquanto elementos conceituais visando orientar a dinâmica do engajamento em hipermídia.

Resumo
[en] This research investigates the possibility of designing active behaviour stimuli for websites users. Since hypermedia need the users actions chain to communicate, this dissertation argues that hypermedia products can be configurated to carry, within themselves, the elements that stimulate, guide and interconnect the users actions. This dissertation reflects upon new approaches of the relation between the design product and its user - approaches that are based in the concepts of experience design and emotional design, which are understood, within this research, primarily as consequence of new demands of the contemporary design practice and theory. The idea of engagement is developed as translation of interactivity dynamics and requires topics on motivation, strangement and involvement. Projects that stimulate the audience action can be identified in the histories of Art and Design. From these projects, this research recognized patterns that can also be recognized in websites. The main aspects of these patterns are categorized as conceptual elements that envisage to orient the engagement dynamics within hypermedia.

Orientador(es)
REJANE SPITZ

Banca
DENISE BERRUEZO PORTINARI

Banca
REJANE SPITZ

Banca
MONICA CRISTINA DE MOURA

Catalogação
2008-07-18

Apresentação
2006-03-31

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11936@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11936@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11936


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF