Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] ENGINEERING FORMATION PROFILES: PERCEPTIONS OF EMPLOYERS, FORMER STUDENTS, TEACHERS AND STUDENTS OF PUC-RIO AND UERJ

Título
[pt] PERFIS DE FORMAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA: PERCEPÇÕES DOS EMPREGADORES, EGRESSOS, DOCENTES E DISCENTES DA PUC-RIO E UERJ

Autor
[pt] EVANDRO MENDES DA SILVA

Vocabulário
[pt] EDUCACAO EM ENGENHARIA

Vocabulário
[pt] COMPETENCIA

Vocabulário
[pt] MERCADO DE TRABALHO

Vocabulário
[pt] CURRICULOS

Vocabulário
[pt] ENGENHARIA ELETRICA

Vocabulário
[pt] PERFIL DE FORMACAO

Vocabulário
[en] ENGINEERING EDUCATION

Vocabulário
[en] COMPETENCES

Vocabulário
[en] JOB REQUIREMENT

Vocabulário
[en] CURRICULUM

Vocabulário
[en] ELECTRICAL ENGINNERING

Vocabulário
[en] FORMATION PROFILE

Resumo
[pt] Este trabalho apresenta os conhecimentos, as competências e as atitudes importantes para o perfil do engenheiro eletricista segundo a visão dos egressos (ex-alunos), dos professores, dos alunos com matrícula ativa (do curso de engenharia elétrica da UERJ e da PUC-Rio) e do mercado de trabalho que tem contratado estes egressos.A pesquisa com os egressos, os professores e os alunos realizou-se por meio de questionários no período de dezembro de 2006 a maio de 2007. O estudo com as empresas foi feito com entrevistas realizadas no período de outubro de 2007 a janeiro de 2008. As entrevistas foram realizadas após a análise dos questionários para que fosse possível expô-los à crítica, desvelando novas interpretações à luz da experiência profissional dos entrevistados. Por outro lado, comparando a diversidade dos pontos de vista coletados em entrevistas dinâmicas, foi possível caracterizar de onde falam os entrevistados - situando-os em relação às descrições existentes da prática e da organização industrial. A partir da análise dessas visões sobre o perfil do engenheiro e da engenharia contemporânea é apresentada uma fundamentação parcial (pois poucos setores empresariais foram considerados) do currículo por competências e das competências para a engenharia atualmente discutidas no contexto brasileiro, além de algumas sugestões de caminhos para a elaboração de um currículo de engenharia mais de acordo com as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de engenharia.

Resumo
[en] This work presents the knowledge, competences and attitudes more relevant to the formation profile of eletrical engineers following former students, students with active registration and teachers from UERJ and PUC-Rio electrical engineering courses, and also following the working market employing the former students. A survey was realized with former students, teachers and students of these courses between December 2006 and May 2007. Some interviews were realized with stakeholders from companies employing the former students between October 2007 and January 2008. These interviews were conducted after the analysis of the survey results to expose them to criticism from employers, to show new interpretations in the light of the actual professional experience. Moreover, comparing the diversity of points of view collected in the interviews, it was possible to characterize from where the respondents are talking - placing them in relation to the existing descriptions of industrial practice and organization. The analysis of these visions about the formation profile of nowdays engineers and contemporary engineering is presented as a partial fondamentation (because few industrial sectors were considered) for the engineering curriculum developed by competences currently discussed in the Brazilian context, as well as for some suggestions about ways to establish an engineering curriculum in line with the current National Curriculum Guidelines for engineering courses.

Orientador(es)
MARCOS AZEVEDO DA SILVEIRA

Banca
MARCOS AZEVEDO DA SILVEIRA

Banca
LUIZ CARLOS SCAVARDA DO CARMO

Banca
JOSE ALBERTO DOS REIS PARISE

Banca
JOSE CARMELLO BRAZ CARVALHO

Banca
JEAN MARIE ALEXANDRE FARINES

Banca
VANDERLI FAVA DE OLIVEIRA

Banca
NIVAL NUNES DE ALMEIDA

Catalogação
2008-06-24

Apresentação
2008-04-17

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11844@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11844@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11844


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
CAPÍTULO 7 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES PDF