Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] DA MPB DO POVO ÀS COMUNIDADES NA MÚSICA POPULAR

Título
[en] FROM THE PEOPLE´S MPB TO THE COMMUNITIES IN POPULAR MUSIC

Autor
[pt] THIAGO DE ANA RIBEIRO GOMES THIAGO DE MELLO

Vocabulário
[pt] CHICO BUARQUE

Vocabulário
[pt] MPB

Vocabulário
[pt] MUSICA POPULAR

Vocabulário
[en] CHICO BUARQUE

Vocabulário
[en] MPB

Vocabulário
[en] POPULAR MUSIC

Resumo
[pt] O trabalho compara concepções de música popular, nação e camadas populares desenvolvidas em dois períodos da música popular brasileira: o de meados dos anos 1960, em que se construiu a idéia de MPB, e o atual, caracterizado por sonoridades oriundas das periferias de grandes cidades, muitas vezes denominadas comunidades por seus habitantes. Partindo das categorias musicais de Mário de Andrade criadas na década de 1920, analiso o contexto de formação da MPB como um momento de desenvolvimento do populário, em que se propôs uma estética que expressasse musicalmente o Brasil. Em 67, a Tropicália, questionando os fundamentos do projeto nacional- popular, ensejou outra proposta de representação do país, ao reunir repertórios locais e globais. Contemplando mudanças nas interpretações sobre música popular, nação e camadas populares, contrasto a produção da MPB dos anos 60 com a obra mais recente de Chico Buarque, o Cd Carioca, de 2006, através de sua assimilação de ritmos e segmentos da cena musical brasileira contemporânea, especialmente o hip-hop, o manguebeat e os sons eletrônicos.

Resumo
[en] This thesis compares conceptions of popular music, nation and popular layers developed in two periods of the Popular Brazilian Music(MPB): The one in the middles of the 60´s, in which the idea of MPB was built, and the current days, characterized by sonorities originating from the suburbs of big cities, so-called communities for his inhabitants. Leaving from the musical categories of Mário de Andrade created in the decade of 1920, I analyse the context of formation of the MPB like a moment of development of the populário, in which there was proposed an aesthetics that was representing musically Brazil. In 67, while questioning the bases of the popular-national project, the Tropicália provided with an opportunity for another proposal of representation of the country, while joining locals and globals repertoires. Contemplating the changes in conceptions of popular music, nation and popular layers, I contrast the MPB of the 60´s with the most recent production of Chico Buarque, the 2006-year-old Cd Carioca, through his relation with rhythms and segments of the musical Brazilian contemporary scene, specially the hip- hop, the manguebeat and the electronic sounds.

Orientador(es)
SANTUZA CAMBRAIA NAVES

Banca
SANTUZA CAMBRAIA NAVES

Banca
VALTER SINDER

Banca
ELIZABETH TRAVASSOS LINS

Catalogação
2008-05-28

Apresentação
2007-10-05

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11693@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11693@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11693


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF