Título
[en] ANALYSIS OF CUSTOMER´S SATISFACTION WITH COASTAL SHIPPING SERVICE IN BRAZIL: A CASE STUDY
Título
[pt] ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DE SERVIÇOS DE CABOTAGEM NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO
Autor
[pt] MARIANNA CAMPOS PEREIRA DE SOUZA
Vocabulário
[pt] LOGISTICA
Vocabulário
[pt] QUALIDADE EM SERVICOS
Vocabulário
[pt] CABOTAGEM
Vocabulário
[en] LOGISTICS
Vocabulário
[en] QUALITY IN SERVICE
Vocabulário
[en] WATERWAYS
Resumo
[pt] Em um país como o Brasil, de dimensões continentais e
extensa costa litorânea, a navegação de cabotagem se apresenta como uma
vocação natural para o transporte de cargas. Entretanto, durante muitos
anos o modal rodoviário se consolidou na matriz de transportes do país, até o
recente ressurgimento da oferta do serviço de cabotagem. O conhecimento dos
atributos importantes para os usuários deste transporte motivou a realização deste
estudo, que teve como principal objetivo analisar a avaliação dos clientes sobre
o serviço de cabotagem. Para isto, foram utilizados como base os modelos de GAPS e
SERVQUAL, propostos por Parasuraman et al (1985 e 1988), que buscam
identificar lacunas entre a expectativa dos clientes e sua percepção sobre o
serviço prestado. Os resultados indicaram que existem lacunas em algumas
dimensões de qualidade na empresa pesquisada, assim como serviram para comprovar a
potencialidade do modelo utilizado nesta dissertação para medição da
qualidade na prestação de serviço de transporte de cabotagem.
Resumo
[en] In countries like Brazil, with continental dimensions and
an extensive coast, the coastal shipping becomes a natural way of
transporting goods. Nevertheless, for many years in Brazil roads have been
consolidated as the main way of doing so. Recently, however, the country has enjoyed
a revival of the coastal shipping service. In order to compete with road
transportation service, it is important to know the relevant attributes considered by
the customers of coastal shipping services. This was one of the motivations
for this study, as well as the evaluation of each variable ranked by the clients
operating in Brazil. The method used was adapted from the models proposed by
Parasuraman et al, GAPS (1985) and SERVQUAL (1988), which identify differences
between the level of expectations and perception from customers about
the service offered. A case study shows that from customer´s point of view there
are gaps in some dimensions of quality of the service provided by the
company analyzed. The results also reveal a potential application of the model
proposed in the study to measure quality level of coastal shipping service in
general.
Orientador(es)
ANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA
Banca
ANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA
Banca
JOSE EUGENIO LEAL
Banca
VICTOR MANOEL CUNHA DE ALMEIDA
Catalogação
2008-04-30
Apresentação
2007-11-05
Tipo
[pt] TEXTO
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Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11587@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11587@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11587
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