Título
[pt] DESIGN EM TRABALHOS LÚDICOS PARA ARTE-TERAPIA EM EDUCAÇÃO E SAÚDE
Título
[en] DESIGN IN PLAYABLE WORK FOR ART-THERAPY IN EDUCATION AND HEALTH
Autor
[pt] VIRGINIA MARIA CASTILHO RIBEIRO DE SOUZA
Vocabulário
[pt] ENSINO MEDIO
Vocabulário
[pt] NEURO-DESIGN
Vocabulário
[pt] REDE PUBLICA DE ENSINO
Vocabulário
[pt] PLASTICIDADE CEREBRAL
Vocabulário
[pt] ARTE-TERAPIA
Vocabulário
[en] HIGH SCHOOL TEACHING
Vocabulário
[en] NEURO-DESIGN
Vocabulário
[en] PUBLIC SCHOOL SYSTEM
Vocabulário
[en] CEREBRAL PLASTICITY
Vocabulário
[en] ART-THERAPY
Resumo
[pt] A presente pesquisa busca evidenciar uma atitude diante do
conhecimento desenvolvido
na rede pública, em seu Ensino Médio, na cidade do Rio de
Janeiro / RJ. Instala-se como
atividade complementar pedagógica, através de dinâmicas
arte-terapêuticas, com o
enfoque do Neuro-Design, integrando o Design Social.
Esse novo segmento, o Neuro-Design, visa demonstrar de
modo lúdico, a plasticidade
cerebral como a capacidade do sistema nervoso para alterar
o funcionamento do sistema
motor e perceptivo baseado em mudanças do ambiente,
através da conexão e
(re)aconexão das sinapses nervosas, organizando e (re)
organizando as informações dos
estímulos motores e sensitivos. (Relvas, 2005:69-70) 1.
Entre outros, são utilizados
como canais, elementos biológicos como o bambu e as
flores, além de nosso próprio
corpo, pela linguagem da música e da dança.
Resumo
[en] This investigation aims at evidencing na attitude facing
the knowledge developed
in the Public School System, within the Middle School, in
the city of Rio de
Janeiro, a Pedagogical complementary activity via the use
of dynamic arttherapies,
such as the emphasis on Neuro-Design integrating Social
Design.
Such new segment - The Neuro Design, aims at
demonstrating, in a playful
manner, the cerebral plasticity as a capacity of the
Nervous System to alter
functioning of both motor and perception systems, based on
changes to the
environment trough connection and (re)connection of the
nervous synapses,
thereby organizing and (re)organizing the information of
motor and sensitive
stimuli. (Relvas, 2005: 69-70) 1.
Among other, used as channels, the biological elements,
such as bamboo and
flowers, by the language of music and dance.
Orientador(es)
JOSE LUIZ MENDES RIPPER
Banca
JOSE LUIZ MENDES RIPPER
Banca
VERA LUCIA DE MENEZES COSTA
Banca
NELSOM JOSE VEIGA DE MAGALHAES
Catalogação
2007-12-27
Apresentação
2005-08-11
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11102@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11102@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11102
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF INTRODUÇÃO PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CONCLUSÃO PDF ANEXOS E BIBLIOGRAFIA PDF