Título
[pt] CANUDOS: AS CRIANÇAS DO SERTÃO COMO BUTIM DE GUERRA
Título
[fr] CANUDOS: LES ENFANTS DU SERTÃO COMME BUTIN DE LA GUERRE
Autor
[pt] VANESSA SATTAMINI VARAO MONTEIRO
Vocabulário
[pt] MEMORIA
Vocabulário
[pt] ANTONIO CONSELHEIRO
Vocabulário
[pt] SERTAO
Vocabulário
[pt] FOTOGRAFIA
Vocabulário
[pt] INFANCIA
Vocabulário
[fr] MEMOIRE
Vocabulário
[fr] ANTONIO CONSELHEIRO
Vocabulário
[fr] SERTAO
Vocabulário
[fr] PHOTOGRAPHIE
Vocabulário
[fr] ENFANCE
Resumo
[pt] Este trabalho tem por objeto as crianças sobreviventes da
guerra de Canudos,
que foram distribuídas e levadas por soldados a título de
lembrança viva. O objetivo
primordial é a tentativa de ouvir o eco desta memória
apagada. O próprio Euclides da
Cunha trouxe para São Paulo um jaguncinho de Canudos.
Movida pelo
questionamento do professor Calasans: Qual teria sido
depois de 1908, o destino do
jaguncinho ( de Euclides) que se fez professor primário em
São Paulo? Empreendi
uma pesquisa seguindo as pegadas deste menino até a vida
adulta. É no eixo em que
se cruzam o desenraizamento de crianças, vistas como
filhas do atraso do sertão, com
a utopia republicana do progresso e da civilização que
estruturo esta análise. É ainda,
a partir do entendimento da memória, enquanto instrumento
de dominação, que
proponho uma reflexão sobre a relação entre história,
memória e esquecimento na
guerra de Canudos e especificamente no caso dos órfãos.
Resumo
[fr] Cette dissertation a pour sujet les enfants survivants de
la guerre de Canudos
qui ont été distribués et emmenés par les soldats en tant
que souvenir vivant. Le but
primordial est la tentative d`entendre l`écho de cette
mémoire effacée. Euclides da
Cunha lui-même a emmené à São Paulo um petit enfant de
Canudos. Encouragée par
le questionnement du Professeur José Calasans: Quelle
aurait été, depuis 1908, la
destinée du petit enfant (d` Euclides), qui est devenu
instituteur à São Paulo? J`ai fait
une recherche en suivant les pistes de ce garçon jusqu`a à
la vie adulte.C`est
justement dans les axes où se croisent le déracinement des
enfants vus comme
résultats du retard du sertão et l´utopie républicaine du
progrès et de la civilisation où
je construis cette analyse. C`est encore à partir de la
compréhension de la mémoire en
tant qu´outil de domination que je propose une réflexion
sur la relation entre l`
histoire, la mémoire et l`oubli pendant la guerre de
Canudos en me penchant sur le
cas des orphelins.
Orientador(es)
MARGARIDA DE SOUZA NEVES
Banca
MARGARIDA DE SOUZA NEVES
Banca
MARCIA DE ALMEIDA GONCALVES
Banca
ADRIANA DE RESENDE BARRETO VIANNA
Catalogação
2007-11-06
Apresentação
2007-04-12
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
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Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10799@1
Referência [fr]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10799@3
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10799
Arquivos do conteúdo
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