Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] CANUDOS: AS CRIANÇAS DO SERTÃO COMO BUTIM DE GUERRA

Título
[fr] CANUDOS: LES ENFANTS DU SERTÃO COMME BUTIN DE LA GUERRE

Autor
[pt] VANESSA SATTAMINI VARAO MONTEIRO

Vocabulário
[pt] MEMORIA

Vocabulário
[pt] ANTONIO CONSELHEIRO

Vocabulário
[pt] SERTAO

Vocabulário
[pt] FOTOGRAFIA

Vocabulário
[pt] INFANCIA

Vocabulário
[fr] MEMOIRE

Vocabulário
[fr] ANTONIO CONSELHEIRO

Vocabulário
[fr] SERTAO

Vocabulário
[fr] PHOTOGRAPHIE

Vocabulário
[fr] ENFANCE

Resumo
[pt] Este trabalho tem por objeto as crianças sobreviventes da guerra de Canudos, que foram distribuídas e levadas por soldados a título de lembrança viva. O objetivo primordial é a tentativa de ouvir o eco desta memória apagada. O próprio Euclides da Cunha trouxe para São Paulo um jaguncinho de Canudos. Movida pelo questionamento do professor Calasans: Qual teria sido depois de 1908, o destino do jaguncinho ( de Euclides) que se fez professor primário em São Paulo? Empreendi uma pesquisa seguindo as pegadas deste menino até a vida adulta. É no eixo em que se cruzam o desenraizamento de crianças, vistas como filhas do atraso do sertão, com a utopia republicana do progresso e da civilização que estruturo esta análise. É ainda, a partir do entendimento da memória, enquanto instrumento de dominação, que proponho uma reflexão sobre a relação entre história, memória e esquecimento na guerra de Canudos e especificamente no caso dos órfãos.

Resumo
[fr] Cette dissertation a pour sujet les enfants survivants de la guerre de Canudos qui ont été distribués et emmenés par les soldats en tant que souvenir vivant. Le but primordial est la tentative d`entendre l`écho de cette mémoire effacée. Euclides da Cunha lui-même a emmené à São Paulo um petit enfant de Canudos. Encouragée par le questionnement du Professeur José Calasans: Quelle aurait été, depuis 1908, la destinée du petit enfant (d` Euclides), qui est devenu instituteur à São Paulo? J`ai fait une recherche en suivant les pistes de ce garçon jusqu`a à la vie adulte.C`est justement dans les axes où se croisent le déracinement des enfants vus comme résultats du retard du sertão et l´utopie républicaine du progrès et de la civilisation où je construis cette analyse. C`est encore à partir de la compréhension de la mémoire en tant qu´outil de domination que je propose une réflexion sur la relation entre l` histoire, la mémoire et l`oubli pendant la guerre de Canudos en me penchant sur le cas des orphelins.

Orientador(es)
MARGARIDA DE SOUZA NEVES

Banca
MARGARIDA DE SOUZA NEVES

Banca
MARCIA DE ALMEIDA GONCALVES

Banca
ADRIANA DE RESENDE BARRETO VIANNA

Catalogação
2007-11-06

Apresentação
2007-04-12

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10799@1

Referência [fr]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10799@3

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10799


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, RÉSUMÉ, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF