Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] COTIDIANO ESCOLAR E MUDANÇA SOCIOCULTURAL: A EXPERIÊNCIA DO COLÉGIO STELLA MARIS

Título
[en] SCHOOL, SOCIO-CULTURAL TRANSFORMATION THE EXPERIENCE OF THE STELLA MARIS SCHOOL

Autor
[pt] CRISTINA AZEREDO LOPES TEPEDINO

Vocabulário
[pt] DIVERSIDADE CULTURAL

Vocabulário
[pt] VIDIGAL

Vocabulário
[pt] MUDANCA SOCIOCULTURAL

Vocabulário
[pt] FAVELA

Vocabulário
[pt] ESCOLA

Vocabulário
[en] CULTURAL DIVERSITY

Vocabulário
[en] VIDIGAL

Vocabulário
[en] SOCIO-CULTURAL TRANSFORMATION

Vocabulário
[en] SLUM

Vocabulário
[en] SCHOOL

Resumo
[pt] Inserida no contexto dos estudos sobre diversidade cultural e educação, esta pesquisa focaliza o processo de mudança que o Colégio Stella Maris passou nos últimos anos. Esta instituição de ensino, uma tradicional escola confessional da cidade do Rio de Janeiro, ao longo dos seus 65 anos atendeu às classes média e alta do Rio de Janeiro. No ano 2000, devido a diferentes circunstâncias e a uma opção da congregação religiosa responsável pela escola, passou a atender prioritariamente à população de seu entorno geográfico, os moradores da favela do Vidigal. O objetivo central da investigação foi identificar as implicações da mudança de clientela na instituição escolar e na prática cotidiana dos professores e professoras. As principais estratégias utilizadas na pesquisa de campo foram: análise documental, observação e entrevistas com os principais atores. Na análise dos dados, especial atenção foi dada às implicações das questões estudadas à diversidade sociocultural na dinâmica pedagógica da escola.

Resumo
[en] The present research is inserted in the context of Cultural Diversity and Education studies and intends to focus on the changing process which the Colégio Stella Maris, in Rio de Janeiro has been through these last years. This teaching institution, a traditional and confessional school, educated Rio de Janeiro´s high and middle classes for 65 years. In 2000, the school experienced a transforming process, due to different circumstances and also to a choice made by the religious congregation responsible for the school. It began to assist primarily the low class population living in the neighborhood, the inhabitants of the Vidigal favela. The main purpose of this investigation was to identify the implications of this clientele change to the school itself and the differences in the teachers´ behaviour and in their pedagogical practices, not only theoretically but also when facing daily life problems. The strategies used in the field research were: document analysis, observation and interviews with the main subjects. In the data analysis, special attention was given to the implications of the studied questions to the social and cultural diversity in the pedagogical dynamic of the educational institution.

Orientador(es)
VERA MARIA FERRAO CANDAU

Banca
ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS

Banca
VERA MARIA FERRAO CANDAU

Banca
LUIZ CAVALIERI BAZILIO

Catalogação
2007-10-23

Apresentação
2007-04-09

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10741@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10741@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10741


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
INTRODUÇÃO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CONCLUSÃO PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF