Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] RE(DES)ORGANIZANDO O MOVIMENTO: UM OLHAR SOBRE A MÚSICA POPULAR BRASILEIRA NA DÉCADA DE 70

Título
[en] RE(DIS)ORGANIZING THE MOVEMENT: AN OUTLOOK ON BRAZILIAN POPULAR MUSIC DURING THE SEVENTIES

Autor
[pt] MIGUEL JOST RAMOS

Vocabulário
[pt] MUSICA POPULAR BRASILEIRA

Vocabulário
[pt] TROPICALISMO

Vocabulário
[pt] ANOS 70

Vocabulário
[pt] CHICO BUARQUE

Vocabulário
[pt] CAETANO VELOSO

Vocabulário
[en] POPULAR BRAZILIAN MUSIC

Vocabulário
[en] TROPICALISM

Vocabulário
[en] 1970S

Vocabulário
[en] CHICO BUARQUE

Vocabulário
[en] CAETANO VELOSO

Resumo
[pt] Discutir de forma crítica a produção e a recepção da música popular brasileira ao longo dos anos 70 é o objetivo central deste trabalho. De maneira oposta ao que ocorreu com a bossa nova, o tropicalismo e o rock dos anos 80, a reflexão sobre esse período de grande importância da nossa música parece ser dispersa e fragmentada, sem apresentar a consistência das análises sobre os movimentos citados. Essa consistência não se baseia numa interpretação homogênea dos casos. Pelo contrário, a diversidade de interpretações é o que confere a eles uma posição privilegiada no campo dos Estudos Culturais no Brasil. A proposta dessa dissertação é justamente se juntar a essa dispersa e fragmentada produção teórico- reflexiva sobre os anos 70 oferecendo mais uma voz, um olhar, um corpo escrito que de alguma forma possa interceder nos debates sobre a cultura brasileira e sua vitalidade naquele momento. Levando em consideração a especificidade de uma conjuntura política de autoritarismo e de violento cerceamento a liberdade de expressão e opinião, porém sem aceitar qualquer forma de leitura determinista sobre essa condição, minha proposta é discutir questões que tenham, de algum modo, afetado a classe artística, o público e a crítica desta década.

Resumo
[en] The central objective of this work is to critically discuss the production and reception of Brazilian popular music during the seventies. Opposite to what happened to bossa nova, tropicalism and the 80s rock movement, the reflections about this period of great importance in our music seem to be disperse and fragmented, not presenting the consistency of the analyses of the aforementioned movements. This consistency is not based on an homogeneous interpretation of the cases, on the contrary, the diversity of interpretations is what confers to them a privileged position at the Cultural Studies field in Brazil. The exact proposal of this dissertation is to join this disperse and fragmented theoretical-reflexive production about the 70s presenting one more voice, an outlook, a written body that somehow may intercede in the debates on Brazilian culture and its vitality at that moment. My proposal is to discuss questions that somehow affected the artists, audiences and critics of this decade, taking in consideration the specificity of a political context of authoritarism and violent restrictions of freedom of speech and opinion, whilst not accepting any form of determinist reading of this condition.

Orientador(es)
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ

Banca
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ

Banca
SANTUZA CAMBRAIA NAVES

Banca
FREDERICO AUGUSTO LIBERALLI DE GOES

Catalogação
2007-10-16

Apresentação
2007-04-04

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10721@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10721@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10721


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF