Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] E-BIBLE: CARACTERÍSTICAS DE HIPERTEXTO NA BÍBLIA IMPRESSA E DIGITAL

Título
[en] EBIBLE: FEATURES OF HYPERTEXT ON PRINTED AND DIGITAL BIBLE

Autor
[pt] WAGNER BANDEIRA DA SILVA

Vocabulário
[pt] DESIGN

Vocabulário
[pt] HIPERTEXTO

Vocabulário
[pt] SEMIOTICA

Vocabulário
[pt] BIBLIA

Vocabulário
[en] DESIGN

Vocabulário
[en] HYPERTEXT

Vocabulário
[en] SEMIOTICS

Vocabulário
[en] BIBLE

Resumo
[pt] A Bíblia Sagrada acompanhou de perto grande parte da história gráfica do livro, muitas das vezes como protagonista. Atualmente, tem sido também uma das personagens no rol das discussões acerca da transposição do impresso para o digital. Sua história particular apresenta uma série de avanços gráficos resultantes dos processos de leitura, influenciados pela cultura e tradição das duas principais religiões por ela representada: o Judaísmo e o Cristianismo. Muito desse progresso é responsável pelo surgimento de uma forma de leitura, cujas características apontam em direção à hipertextualidade, discutidas exclusivamente no âmbito digital. Inserida no meio eletrônico, a Bíblia tem nessas características, das quais a representação gráfica é determinante, seu elemento-chave para a perfeita assimilação no novo ambiente. Ao designer, como projetista das diversas interfaces da Bíblia, cabe compreender como os elementos gráficos, que determinam sua leitura, se comportam enquanto signos visuais, cujos significados inatos vão além de um simples suporte de leitura. A partir de uma breve síntese da história gráfica da Bíblia e na busca da relação entre as características do hipertexto identificadas, este estudo demonstra como alguns dos elementos visuais de duas edições em cd-rom sustentam, sob uma abordagem semiótica, os significados que as tornam tão autênticas quanto seu par impresso, podendo vir a ter para seus usuários também o mesmo valor sagrado.

Resumo
[en] The Holy Bible has closely seen, many times as a protagonist, part of the book´s graphic history. Nowadays, it is also a topic of discussion when we talk about the transposition from printed to digital. Its particular history presents a series of graphic evolutions that are consequences of the reading process influenced by the culture and tradition of the two main religions that it represents: Judaism and Christianity. Many of these progresses were responsible by the rising of a reading way of its narrative structure which features points towards to hypertextuality, discussed exclusively on digital compass. Once inserted on electronic media, the Bible has on these features, which graphic representation is determinant, his keystone to the perfect assimilation on this new environment. The designer, who projects the several interfaces of the Bible, has the responsibility on comprehending how the graphic elements, while visual signs, behave. From a brief synthesis of its graphic history and from the search of the relationship between the identified features of hypertext, a study by a semiotic approach shows how some visual elements of two cd-rom editions bears the meanings which make them so authentic as its printed version, giving it the same holy value for its users.

Orientador(es)
VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA

Banca
ALBERTO CIPINIUK

Banca
VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA

Banca
BEATRIZ DE CASTRO BARRETO

Banca
MAGALI DO NASCIMENTO CUNHA

Catalogação
2007-08-28

Apresentação
2007-02-26

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10438@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10438@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10438


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF