Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] OTIMIZAÇÃO DE WEBSITES PARA MECANISMOS DE BUSCA NA INTERNET: UMA CONTRIBUIÇÃO DO ERGODESIGN

Título
[en] SEARCH ENGINE OPTIMIZATION OF WEBSITES AT INTERNET: A CONTRIBUTION FROM ERGODESIGN

Autor
[pt] PATRICK SCRIPILLITI BAHIA DE ALMEIDA

Vocabulário
[pt] OTIMIZACAO

Vocabulário
[pt] USABILIDADE

Vocabulário
[pt] ERGONOMIA

Vocabulário
[pt] COMERCIO ELETRONICO

Vocabulário
[en] OPTIMIZATION

Vocabulário
[en] USABILITY

Vocabulário
[en] ERGONOMICS

Vocabulário
[en] E COMMERCE

Resumo
[pt] Os mecanismos de busca vêm se tornando os principais intermediários entre os usuários e toda a informação que está disponível na Internet. O bom posicionamento de um sítio nos resultados apresentados aos usuários dos mecanismos de busca é um diferencial de mercado, pois permite aumentar significantemente o tráfego do sítio, além de se trabalhar com a marca da empresa. Esta pesquisa foi realizada com usuários e desenvolvedores, focados em Internet, com o objetivo de apontar recomendações para o projeto de otimização de sítios para mecanismos de busca na Internet. Os métodos utilizados foram: questionário, análise de relatórios do Google Analytics e a realização de um projeto de otimização em um estudo de caso; escala de avaliação de Likert por desenvolvedores e análise da tarefa com os usuários. Com os resultados obtidos é possível afirmar que os desenvolvedores ainda não estão trabalhando adequadamente a otimização e os usuários, cada vez mais, acessam mecanismos de busca na Internet.

Resumo
[en] Search engines are becoming the main tool between users and all the information available at Internet. The good positioning of a website in a search engine results is a differential of the market, for it allows significant increase on the traffic of the website as well as enforcement in the brand. This research involved users and developers, with focus on the Internet, with the purpose of pointing guidelines for the design of search engine optimization related to search mechanisms on the Internet. The methods were: questionnaire; analysis of Google Analytics reports, development of an optimization project in a case study; evaluation scale of Likert, and task analysis with users. From the obtained data it is possible to affirm that the developers aren't working adequately within the search engine optimization and the users are accessing more and more search engine websites.

Orientador(es)
CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUES

Banca
CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUES

Banca
STEPHANIA PADOVANI

Banca
NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR

Catalogação
2007-08-20

Apresentação
2007-02-15

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10375@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10375@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10375


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
CAPÍTULO 7 PDF
CAPÍTULO 8 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES PDF