XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: METAPHORS FOR READING COMPREHENSION AND INTERPRETATION IN BRAZILIAN PORTUGUESE TEXTBOOKS Autor: ALBERTO RODRIGUES PEREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
HELENA FRANCO MARTINS - ADVISOR
Nº do Conteudo: 9889
Catalogação: 14/05/2007 Liberação: 14/05/2007 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9889&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9889&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9889
Resumo:
Título: METAPHORS FOR READING COMPREHENSION AND INTERPRETATION IN BRAZILIAN PORTUGUESE TEXTBOOKS Autor: ALBERTO RODRIGUES PEREIRA
Nº do Conteudo: 9889
Catalogação: 14/05/2007 Liberação: 14/05/2007 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9889&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9889&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9889
Resumo:
Within the framework of Lakoff and Johnson´s Theory of
Conceptual
Metaphor, this thesis identifies and analyzes metaphors
for reading
comprehension and interpretation occurring in five widely
adopted collections of
Brazilian Portuguese textbooks. The work sets out from the
following hypotheses:
(a) linguistic metaphors employed in these textbooks
around the notions of
reading comprehension and interpretation provide valuable
clues as to the
underlying language conception followed by the authors;
and (b) these textbooks
still take language for granted as an unproblematic means
of communication,
capable of working in a transparent and homogeneous
manner, as a clear uniform
a-historic system that is semantically autonomous and
abstracts users and
contexts. According to the theoretical framework adopted,
the work identifies and
analyzes structural, orientational and ontological
metaphors which have as their
target-domain the notions of text, meaning, and reading.
The analyzed data
include textbook prefaces, on the one hand, and reading
comprehension and
interpretation activities, on the other. The results of
this research bear out its initial
hypotheses, and point to a mismatch between the conception
of language
suggested or made explicit in the prefaces and that
occurring in the textbooks´
proposed activities.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT AND SUMMARY | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
REFERENCES AND ANNEX |