XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: METÁFORAS PARA INTERPRETAÇÃO E COMPREENSÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS Autor: ALBERTO RODRIGUES PEREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
HELENA FRANCO MARTINS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 9889
Catalogação: 14/05/2007 Liberação: 14/05/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9889&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9889&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9889
Resumo:
Título: METÁFORAS PARA INTERPRETAÇÃO E COMPREENSÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS Autor: ALBERTO RODRIGUES PEREIRA
Nº do Conteudo: 9889
Catalogação: 14/05/2007 Liberação: 14/05/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9889&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9889&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9889
Resumo:
A partir da Teoria da metáfora Conceptual proposta por
George Lakoff e
Mark Johnson, este trabalho identifica e analisa metáforas
para interpretação e
compreensão de textos ocorrentes em quatro coleções de
livros didáticos de
português, amplamente utilizadas pela rede pública de
ensino no Brasil. Parte-se
das seguintes hipóteses: (a) as metáforas lingüísticas
utilizadas pelos autores de
tais manuais em torno das noções de interpretação e
compreensão de textos
fornecem pistas sobre a concepção subjacente de linguagem
presente nesses
livros; e (b) tais manuais ainda tomam implicitamente a
língua como um
instrumento de comunicação não problemático e capaz de
funcionar com
transparência e homogeneidade, como sistema claro,
uniforme, desvinculado dos
usuários, deslocado da realidade, semanticamente autônomo
e a-histórico. Em
conformidade com o quadro teórico escolhido, identificam-
se e analisaram-se
metáforas estruturais, orientacionais e ontológicas que
tinham como domínio-alvo
as noções de texto, sentido e leitura. Tomaram-se para
análise, por um lado, os
prefácios dos manuais e, por outro, as atividades de
interpretação e compreensão
de textos ali propostas. Os resultados da pesquisa,
favoráveis às hipóteses de que
ela partiu, revelam haver um descompasso entre a concepção
de linguagem
explícita ou insinuada nos prefácios dos manuais e aquela
que comparece nas
atividades propostas.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |