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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A PÓS-GRADUAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO DISCENTE Autor: LUCIANA E SA ALVES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
HEDY SILVA RAMOS DE VASCONCELLOS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 9581
Catalogação: 02/03/2007 Liberação: 02/03/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9581&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9581&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9581
Resumo:
Título: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A PÓS-GRADUAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO DISCENTE Autor: LUCIANA E SA ALVES
Nº do Conteudo: 9581
Catalogação: 02/03/2007 Liberação: 02/03/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9581&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9581&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9581
Resumo:
A produção acadêmica e científica sobre a Educação
Ambiental (EA) no Brasil é
grande e significativa. O objetivo deste estudo é
realizar
uma análise preliminar da
produção acadêmica em EA, a partir de uma visão teórica
crítica. A EA é
qualificada, por alguns autores aqui estudados, como um
campo teórico em
construção, o que aponta para a importância da
realização
de balanços periódicos
desse conhecimento que podem proporcionar o avanço para
a
compreensão do
campo de estudo e ampliação do acesso à informação. Esta
Dissertação é um
estudo exploratório, com inspiração metodológica em
pesquisas do tipo estado da
arte que, além da revisão da literatura pertinente ao
seu
objeto de estudo, tomou
por base três fontes de dados: o Banco de Teses da
CAPES,
entre 1988 e 2004, o
V Congresso Ibero-Americano de Educação Ambiental, de
2006, e 12
Dissertações do Município do Rio de Janeiro, defendidas
entre os anos 2000 e
2004. Cada uma destas fontes mereceu tratamento diverso.
O
Banco de Teses foi
apenas apresentado em sua expressão numérica, agrupadas
as
teses sob diversas
categorias: autoria, título, orientador, nível do curso,
origem instituc ional, época e
área do Curso de que se originou. Criou-se para os
trabalhos do Congresso, um
outro banco de dados com informações, além da sua
origem,
relacionadas às áreas
de atuação da EA, e à metodologia do estudo apresentado.
Finalmente, as 12
Dissertações cariocas analisadas o foram em suas
relações
com a produção do
país, e descritas em seus elementos pré-textuais,
textuais
e pós-textuais. Destaque
especial foi feito em relação aos seus objetivos, à
metodologia usada, à
bibliografia consultada, ao seu quadro teórico e aos
resultados alcançados.
Concluiu-se, na presente Dissertação, que, o olhar
panorâmico, gerador de dois
novos bancos de dados, e o olhar focalizado, que
possibilitou melhor compreensão
do quadro conceitual em EA de pesquisas realizadas,
contribuíram para confirmar
as diversas correntes de pensamento presentes no campo
da
EA, complementando
os estudos anteriores, e trazendo novas possibilidades
de
reflexão.