XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: UMA METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR COM OS SERVIÇOS PRESTADOS PELAS DISTRIBUIDORAS DE ENERGIA ELÉTRICA Autor: EVANDRO LUIZ MENDES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
REINALDO CASTRO SOUZA - ORIENTADOR
TUFI MACHADO SOARES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 9508
Catalogação: 30/01/2007 Liberação: 30/01/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9508&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9508&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9508
Resumo:
Título: UMA METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR COM OS SERVIÇOS PRESTADOS PELAS DISTRIBUIDORAS DE ENERGIA ELÉTRICA Autor: EVANDRO LUIZ MENDES
TUFI MACHADO SOARES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 9508
Catalogação: 30/01/2007 Liberação: 30/01/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9508&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9508&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9508
Resumo:
Este trabalho apresenta algumas contribuições ao estudo da
estimação da
satisfação do consumidor. As contribuições originais são:
a) uma resenha
abrangente sobre os métodos de estimação da satisfação,
principalmente sobre os
baseados em Modelos de Equações Estruturais, categorizados
em: modelos
baseados em estruturas de covariâncias (MEC) e modelos
baseados em mínimos
quadrados parciais (MQP); b) uma análise comparativa dos
métodos de estimação
de escores dos modelos MEC e MQP, através da quantidade de
informação dos
escores estimados em relação aos verdadeiros, com base no
modelo de Satisfação
do Consumidor da ANEEL (IASC); c) um modelo alternativo
unidimensional
para o IASC baseado no modelo de Respostas Graduadas de
Samejima, da Teoria
da Resposta ao Item (TRI).
Sobre a análise comparativa dos métodos de estimação de
escores,
verificou-se que o MQP estimou escores com maior precisão
principalmente
quando as relações do modelo foram, em módulo, mais
fracas; ao contrário do
MEC que se destacou quando as relações do modelo foram
mais fortes. Sobre o
modelo baseado na TRI, algumas vantagens foram observadas
em relação aos
Modelos de Equações Estruturais, principalmente no que
tange à análise
individual e comparativa dos itens da pesquisa. Por
último, constatou-se que
ambas as metodologias são relevantes para o IASC e por
isso deveriam ser
aplicadas em conjunto para orientar as ações dos gestores
e os investimentos para
a melhoria dos serviços prestados pelas distribuidoras.