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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA E O DISCURSO DOCENTE NO ENSINO JURÍDICO NO BRASIL E NA ARGENTINA (1985-2000) EM PARTICULAR NA DISCIPLINA DE DIREITOS HUMANOS Autor: EDUARDO MANUEL VAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
NADIA DE ARAUJO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 9342
Catalogação: 29/11/2006 Liberação: 29/11/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9342&idi=1
Referência [es]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9342&idi=4
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9342
Resumo:
Título: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA E O DISCURSO DOCENTE NO ENSINO JURÍDICO NO BRASIL E NA ARGENTINA (1985-2000) EM PARTICULAR NA DISCIPLINA DE DIREITOS HUMANOS Autor: EDUARDO MANUEL VAL
Nº do Conteudo: 9342
Catalogação: 29/11/2006 Liberação: 29/11/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9342&idi=1
Referência [es]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9342&idi=4
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9342
Resumo:
A presente tese de doutorado sobre Reflexões sobre a
Prática e o Discurso
Docente no Ensino Jurídico Comparado: a Disciplina de
Direitos Humanos, suas
Características e Desafios no Brasil e na Argentina no
período de 1985-2000
postula uma análise científica do processo de educação
jurídica para a formação
dos operadores de direito. Através do estudo comparado
da
disciplina de direitos
humanos, incluída nas grades curriculares dos projetos
didáticos-pedagógicos
desenvolvidos nos cursos jurídicos pertencentes a
instituições representativas do
Brasil e da Argentina, como a PUC-Rio e Universidade de
Buenos Aires (UBA)
verifica-se diversos graus de semelhança na inclusão de
conteúdos e a mudança de
discurso e práticas docentes desenvolvidas em sala de
aula. Esta pesquisa partindo
da premissa do importante papel que historicamente a
sociedade latino-americana
tem dado aos bacharéis em direito identifica e descreve
as
características e
dissonâncias entre o discurso docente e as práticas
aplicadas no último quartel do
século XX. A leitura comparada das características
identificadas permite concluir
que a disciplina de Direitos Humanos deve sua inclusão a
necessidade de satisfazer
as demandas de dois processos paralelos: democratização
e
internacionalização.
Mas esta inclusão consiste basicamente na adoção de um
discurso formalista dos
Direitos Humanos que não é acompanhado de condições e
práticas pedagógicas
transformadoras.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, RESUMEN E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |