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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: OS GÊNEROS DISCURSIVOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: REPRESENTAÇÕES E IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS Autor: SOLIMAR PATRIOTA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 9113
Catalogação: 06/10/2006 Liberação: 06/10/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9113&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9113&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9113
Resumo:
Título: OS GÊNEROS DISCURSIVOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: REPRESENTAÇÕES E IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS Autor: SOLIMAR PATRIOTA SILVA
Nº do Conteudo: 9113
Catalogação: 06/10/2006 Liberação: 06/10/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9113&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9113&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9113
Resumo:
O objetivo deste estudo é identificar gêneros discursivos
(Johns 1997, 2002) em
livros didáticos de ensino de inglês destinados a alunos
iniciantes, e analisar as suas
representações nestes materiais. A partir do pressuposto
teórico de que toda
comunicação só se faz possível através de algum gênero
discursivo (Bakhtin, [1979]
2000; Kress, 1993; Meurer, 2000), nesta dissertação
consideramos que o ensino de
uma língua estrangeira deve também se basear no
desenvolvimento da competência
no uso de gêneros (Parâmetros Curriculares Nacionais,
1996). Com foco nestas
questões, este trabalho analisa três livros didáticos de
inglês de nível iniciante, os
quais foram selecionados de acordo com parâmetros
relativos à variedade de inglês
representada, ao público alvo, ao uso em instituições do
Rio de Janeiro, às editoras e
datas de publicação. A identificação e análise da
freqüência dos gêneros do discurso
escrito foram feitas a partir de atividades de leitura e
escrita, por estas configuraremse
como locais prováveis para sua apresentação nos livros
didáticos para ensino de
línguas. Os resultados da pesquisa indicam que há poucos
gêneros da escrita
representados nos livros didáticos de inglês para
iniciantes, havendo predominância
de tipos textuais (Marcuschi, 2002); além disso, quando
estão representados, seu
formato ou convenções lingüísticas são, muitas vezes,
diferentes do seu uso. Quanto à
inclusão dos gêneros em atividades de escrita e leitura, a
análise mostrou que eles são
mais freqüentes nas últimas, e que nas atividades de
escrita têm como função o
reforço de pontos gramaticais. Os textos propostos nestas
atividades são geralmente
compatíveis com o modelo de processamento de escrita
baseado apenas na
reprodução do conhecimento (knowledge telling),
caracterizando-se como textos
curtos e simples, sem exigir a transformação do
conhecimento (knowledge transforming) (Bereiter &
Scardamalia, 1987). Estes resultados indicam que
conhecimentos prévios, ligados ao uso de gêneros
discursivos em língua materna, são
pouco considerados no ensino da língua estrangeira e que o
ensino de inglês para
iniciantes ainda não tem como foco principal os gêneros
discursivos. As implicações
pedagógicas desta pesquisa remetem à necessidade de se
refletir sobre o papel do
livro didático, uma vez que ele é o canal que possibilita
que múltiplos gêneros sejam
levados à sala de aula. Discute-se também a necessidade de
uma atitude críticoreflexiva
do professor face ao uso deste livro didático de inglês no
ensino de gêneros.