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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: PORQUE A PALAVRA NÃO ADIANTA: UM ESTUDO DAS RELAÇÕES ENTRE SURDOS/AS E OUVINTES EM UMA ESCOLA INCLUSIVA NA PERSPECTIVA INTERCULTURAL Autor: SILVIA MARIA FANGUEIRO PEDREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
VERA MARIA FERRAO CANDAU - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 9041
Catalogação: 25/09/2006 Liberação: 25/09/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9041&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9041&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9041
Resumo:
Título: PORQUE A PALAVRA NÃO ADIANTA: UM ESTUDO DAS RELAÇÕES ENTRE SURDOS/AS E OUVINTES EM UMA ESCOLA INCLUSIVA NA PERSPECTIVA INTERCULTURAL Autor: SILVIA MARIA FANGUEIRO PEDREIRA
Nº do Conteudo: 9041
Catalogação: 25/09/2006 Liberação: 25/09/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9041&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9041&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9041
Resumo:
Esse trabalho tem como questão central problematizar o
discurso da escola inclusiva como a forma mais eficaz de
promover a universalização do acesso à educação e a
atenção à diversidade, tendo como foco a inclusão escolar
de alunos/as surdos/as na perspectiva intercultural. Com
base na concepção de linguagem e de aprendizagem como
processos sociais e dialógicos, de surdez como uma
diferença cultural e dos/as surdos/as como indivíduos que
se constituem como sujeitos na Língua de Sinais, foi
realizado um estudo de caso de cunho etnográfico numa
escola inclusiva por um período de seis meses, com o
objetivo de investigar os limites e as possibilidades das
relações entre surdos/as e ouvintes com a presença de
intérpretes de Língua de Sinais. Para tanto, foram feitas
observações do cotidiano escolar e realizadas um total
trinta e sete entrevistas individuais e semi-estruturadas
com professores/as, alunos/as surdos/as, alunos/as
ouvintes e intérpretes de Língua de Sinais. Os resultados
obtidos nessa pesquisa apontam a necessidade de refletir
sobre as implicações negativas da inclusão escolar de
surdos/as, sob os pontos de vista lingüístico, educacional
e identitário e sobre o papel do/a intérprete educacional
na escola inclusiva.