XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: AN ARCHITECTURE BASED ON MEDIATORS AND WEB SERVICES FOR INTEGRATING LEARNING OBJECTS REPOSITORIES Autor: SIMONE LEAL DE MOURA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RUBENS NASCIMENTO MELO - ADVISOR
Nº do Conteudo: 7891
Catalogação: 10/03/2006 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7891@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7891@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7891
Resumo:
Título: AN ARCHITECTURE BASED ON MEDIATORS AND WEB SERVICES FOR INTEGRATING LEARNING OBJECTS REPOSITORIES Autor: SIMONE LEAL DE MOURA
Nº do Conteudo: 7891
Catalogação: 10/03/2006 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7891@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7891@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7891
Resumo:
In web-based education there is an emphasis on reusing and
sharing
instructional content due to the complexity of the
development process of highquality
learning materials. It leads to the learning objects
orientation as well as to
partnerships among institutions to promote sharing of
these objects. In order to
contribute to these efforts, we proposed an architecture
based on the mediators
and wrappers for integrating learning objects
repositories. The components of
this architecture were implemented by the use of web-
services and the
integration processes were enriched by ontologies. The use
of mediators allows a
query to be redefined as sub-queries that are distributed
to the data sources and
the results to be integrated. The wrappers allow the data
sources to understand
the sub-queries and the mediator to understand the
respective answers. The
implementation of the architecture components as web
services allows more
flexibility and interoperability among the participants of
the community. The
formalism of ontologies is used to deal with the semantic
heterogeneity as the
metadata concepts of each repository are described and the
equivalences are
established. The development of this architecture is
called LORIS, an integration
system of learning objects` repositories. LORIS is being
adopted by PGL, an
international partnership project for promoting web-based
education.