XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: UMA ARQUITETURA PARA INTEGRAÇÃO DE REPOSITÓRIOS DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM BASEADA EM MEDIADORES E SERVIÇOS WEB Autor: SIMONE LEAL DE MOURA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RUBENS NASCIMENTO MELO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 7891
Catalogação: 10/03/2006 Liberação: 10/03/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7891@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7891@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7891
Resumo:
Título: UMA ARQUITETURA PARA INTEGRAÇÃO DE REPOSITÓRIOS DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM BASEADA EM MEDIADORES E SERVIÇOS WEB Autor: SIMONE LEAL DE MOURA
Nº do Conteudo: 7891
Catalogação: 10/03/2006 Liberação: 10/03/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7891@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7891@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7891
Resumo:
Na educação baseada na Web há uma grande preocupação em
relação ao
compartilhamento de materiais instrucionais devido à
complexidade do processo
de desenvolvimento de materiais com boa qualidade. Isto
leva a uma tendência
em adotar a abordagem de orientação a objetos no
desenvolvimento destes
materiais, originando os chamados Objetos de
Aprendizagem.
Além disto,
instituições e empresas interessadas na educação baseada
na Web vêm formando
parcerias no sentido de promover o compartilhamento de
tais objetos. De modo a
contribuir para estes esforços desenvolvemos uma
arquitetura de mediadores e
tradutores enriquecidos pelo uso de ontologias, que é
implementada como
serviços Web de modo a permitir a autonomia local com
uma
visão integrada. O
uso de mediadores possibilita que uma consulta seja
redefinida em sub-consultas
que são distribuídas às fontes de dados e o resultado
integrado. Os tradutores
permitem que as sub-consultas sejam entendidas pelas
fontes de dados e as
respectivas respostas sejam entendidas pelo mediador. A
implementação dos
componentes da arquitetura como serviços Web possibilita
uma maior
flexibilidade e interoperabilidade entre os
participantes
da rede. O tratamento da
heterogeneidade semântica faz uso do formalismo de
ontologias para descrever
os conceitos existentes nos metadados de cada
repositório
participante na rede e
encontrar as possíveis equivalências entre eles. Desta
forma, o desenvolvimento
desta arquitetura resultou em LORIS, um sistema de
integração de repositórios
de objetos de aprendizagem. O LORIS está sendo aplicado
no
PGL, um projeto
de cooperação internacional entre instituições de ensino
e
pesquisa para
promover a educação baseada na Web.