XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: CONCRETIST DESIGN: A STUDY ON THE RELATIONSHIPS BETWEEN THE GRAPHIC DESIGN, THE POETRY AND THE CONCRETIST PLASTIC ARTS IN PERIOD OF 1950/1964 Autor: AMELIA PAES VIEIRA REIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RITA MARIA DE SOUZA COUTO - ADVISOR
EDNA LUCIA OLIVEIRA DA CUNHA LIMA - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 7711
Catalogação: 27/01/2006 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7711@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7711@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7711
Resumo:
Título: CONCRETIST DESIGN: A STUDY ON THE RELATIONSHIPS BETWEEN THE GRAPHIC DESIGN, THE POETRY AND THE CONCRETIST PLASTIC ARTS IN PERIOD OF 1950/1964 Autor: AMELIA PAES VIEIRA REIS
EDNA LUCIA OLIVEIRA DA CUNHA LIMA - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 7711
Catalogação: 27/01/2006 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7711@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7711@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7711
Resumo:
At the begining of the fifty´s in Brazil, especifically in
Rio de Janeiro e
São Paulo, a group of graphic designers embraced the
ideals of The Concrete
Art by importing The European concepts of Funcionalism and
Constructivism.
The hipothesys suported in this essay is that it existed,
like Concrete Poetry,
Concrete Plastic Arts and Concrete Photography, a
Brasilian Concretist Graphic
Design.
The essay starts presenting the estethic lines that
influenced Concrete Art
The most in the world, focusing on the constructivist
vanguards movements
that emerged in the down of the twentyeth century in
Europe; And the
penetration of these groups´ ideals in Brazil through the
Ruptura and
Frente groups - the center of the brasilian Concrete Art.
We study also The concrete poetry in an international
context and the
vanguardism of the brasilian group Noigandres, his main
influences and
characteristics.
We set up a mapping of the artists/Designers of the period
and identified
evidence that enfoce the existence of a concrete design in
Brazil. From this
mapping, we invetigate the popularization of concretism in
a mass media
magazine, O Cruzeiro, particularly its publicity. We
analysed graphcally 30
qualitativelly chosen adds, and developed a model to guide
and ease this analysis.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
BIBLIOGRAPHY |