$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: CONCRETIST DESIGN: A STUDY ON THE RELATIONSHIPS BETWEEN THE GRAPHIC DESIGN, THE POETRY AND THE CONCRETIST PLASTIC ARTS IN PERIOD OF 1950/1964
Autor: AMELIA PAES VIEIRA REIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  RITA MARIA DE SOUZA COUTO - ADVISOR
EDNA LUCIA OLIVEIRA DA CUNHA LIMA - CO-ADVISOR

Nº do Conteudo: 7711
Catalogação:  27/01/2006 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7711@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7711@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7711

Resumo:
At the begining of the fifty´s in Brazil, especifically in Rio de Janeiro e São Paulo, a group of graphic designers embraced the ideals of The Concrete Art by importing The European concepts of Funcionalism and Constructivism. The hipothesys suported in this essay is that it existed, like Concrete Poetry, Concrete Plastic Arts and Concrete Photography, a Brasilian Concretist Graphic Design. The essay starts presenting the estethic lines that influenced Concrete Art The most in the world, focusing on the constructivist vanguards movements that emerged in the down of the twentyeth century in Europe; And the penetration of these groups´ ideals in Brazil through the Ruptura and Frente groups - the center of the brasilian Concrete Art. We study also The concrete poetry in an international context and the vanguardism of the brasilian group Noigandres, his main influences and characteristics. We set up a mapping of the artists/Designers of the period and identified evidence that enfoce the existence of a concrete design in Brazil. From this mapping, we invetigate the popularization of concretism in a mass media magazine, O Cruzeiro, particularly its publicity. We analysed graphcally 30 qualitativelly chosen adds, and developed a model to guide and ease this analysis.

Descrição Arquivo
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS  PDF
CHAPTER 1  PDF
CHAPTER 2  PDF
CHAPTER 3  PDF
CHAPTER 4  PDF
CHAPTER 5  PDF
BIBLIOGRAPHY  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui