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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ESTIMAÇÃO DAS ESCALAS DOS CONSTRUTOS CAPITAL SOCIAL, CAPITAL CULTURAL E CAPITAL ECONÔMICO E ANÁLISE DO EFEITO ESCOLA NOS DADOS DO PERU-PISA 2000 Autor: GABRIELA CARRASCO GUTIERREZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CRISTIANO AUGUSTO COELHO FERNANDES - ORIENTADOR
CARLOS ALBERTO QUADROS COIMBRA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 7630
Catalogação: 29/12/2005 Liberação: 29/12/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7630&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7630&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7630
Resumo:
Título: ESTIMAÇÃO DAS ESCALAS DOS CONSTRUTOS CAPITAL SOCIAL, CAPITAL CULTURAL E CAPITAL ECONÔMICO E ANÁLISE DO EFEITO ESCOLA NOS DADOS DO PERU-PISA 2000 Autor: GABRIELA CARRASCO GUTIERREZ
CARLOS ALBERTO QUADROS COIMBRA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 7630
Catalogação: 29/12/2005 Liberação: 29/12/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7630&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7630&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7630
Resumo:
Esta dissertação tem como objetivo estudar as escalas
empregadas na sociologia
educacional como fatores importantes no desempenho
escolar. Inicialmente usamos a
Teoria da Resposta ao Item (TRI) não-paramétrica para
estudar as propriedades das
escalas unidimensionais obtidas para os construtos
teóricos, capital social, capital cultural
e capital econômico, dos estudantes peruanos, a partir de
itens do questionário PISA 2000.
Em seguida utilizamos a Análise Fatorial Confirmatória
(AFC) como uma metodologia
alternativa para análise de ajuste dos modelos e para a
verificação da dimensionalidade
das três escalas construídas. Uma vez obtidas as escalas
dos três construtos investigamos o
efeito escola através de um modelo de regressão de dois
níveis, ou seja, controlando pelas
três escalas de capital como medidas pelos modelos da TRI
e da AFC, no nível do aluno e
no nível da escola. Assim, investigamos a contribuição da
escola no desempenho escolar
do aluno. Os resultados revelaram que a escala obtida para
o construto capital econômico
apresenta um coeficiente de escalonabilidade (H) alto, o
que implica em uma escala forte,
com boa capacidade de ordenamento dos respondentes. O
construto capital social
apresentou escalonabilidade intermediária e o construto
capital cultural mostrou uma
escalonabilidade fraca. Por outro lado, a análise do
modelo de regressão multinível
revelou que existe um efeito escola significativo, mesmo
quando a proficiência dos alunos
é controlada pelo capital cultural e pelo capital
econômico no nível do aluno e pela capital
cultural médio no nível da escola. Entre os fatores
associados às diferenças no
desempenho entre as escolas encontramos como
significativos os recursos educativos, a
infraestrutura física da escola, a motivação dos
professores, e a escassez de
professores; sendo que, a variável recursos educativos é a
que explica a maior
diferença.