XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: MY TEACHER - HE IS A MIRROR TO ME: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE UM ALUNO TORNANDO-SE PROFESSOR Autor: EDMAR DA SILVA FALCAO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
INES KAYON DE MILLER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 7226
Catalogação: 10/10/2005 Liberação: 10/10/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7226&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7226&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7226
Resumo:
Título: MY TEACHER - HE IS A MIRROR TO ME: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE UM ALUNO TORNANDO-SE PROFESSOR Autor: EDMAR DA SILVA FALCAO
Nº do Conteudo: 7226
Catalogação: 10/10/2005 Liberação: 10/10/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7226&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7226&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7226
Resumo:
O objetivo do presente trabalho é investigar o processo
de
construção da
identidade profissional de um aluno tornando-se
professor
de inglês como língua
estrangeira, no contexto de um curso livre em Nilópolis,
Rio de Janeiro.
Acompanho o desenvolvimento deste aluno desde que ele
revelou o desejo de
tornar-se professor até sua inserção no grupo de
professores do curso, passando
pela sua escolha em fazer o Curso de Treinamento de
Professores (TTC) da
instituição e, mais tarde, seu ingresso no Curso de
Letras. À luz dos princípios da
Prática Exploratória (Allwright, 2000; Moraes Bezerra,
2003), caracterizo esta
pesquisa como um estudo de caso longitudinal (Lüdke e
André, 2001). Analiso
informações obtidas na aula de inglês avançado do curso,
na qual o aluno de 24
anos manifestou o desejo de ser professor, e na série de
8
entrevistas conduzidas
ao longo de um ano e meio, visando refletir sobre sua
decisões e seu processo de
formação profissional. Alinho-me teoricamente com o
conceito de identidade
como construto social (Moita Lopes, 2002; Dutra, 2003;
Kleiman, 2003). Ainda,
utilizo o conceito de aprendizado dentro da perspectiva
sócio-construcionista
(Vygotsky, 1994; Bakhtin,1981 e 1992; Mercer, 1994;
Edwards e Mercer, 1994),
considerando o discurso em sua dimensão social (Cook,
2000). Problematizo
questões pertinentes ao processo de construção
identitária
do professor,
ressaltando sua crença inicial nos conceitos de modelo e
inspiração e sua reflexão
crítica sobre a importância do Curso de Letras na
formação
profissional do
professor de inglês.