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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: SIMULAÇÃO NUMÉRICA DE CALDEIRAS FLAMO-TUBULARES OPERANDO COM GÁS NATURAL E HIDROGÊNIO: ANÁLISE TERMODINÂMICA Autor: DIEGO KRISTOPHER POSSINHAS UPSHAW
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
FLORIAN ALAIN YANNICK PRADELLE - ORIENTADOR
VANESSA BAUTISTA PAGANELLI - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 68854
Catalogação: 18/12/2024 Liberação: 18/12/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68854&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68854&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68854
Resumo:
Título: SIMULAÇÃO NUMÉRICA DE CALDEIRAS FLAMO-TUBULARES OPERANDO COM GÁS NATURAL E HIDROGÊNIO: ANÁLISE TERMODINÂMICA Autor: DIEGO KRISTOPHER POSSINHAS UPSHAW
VANESSA BAUTISTA PAGANELLI - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 68854
Catalogação: 18/12/2024 Liberação: 18/12/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68854&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68854&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68854
Resumo:
Este trabalho apresenta uma análise termodinâmica de caldeiras flamotubulares
operando com gás natural, com o objetivo de melhorar a eficiência do sistema e reduzir
as emissões de gases poluentes. A pesquisa se baseia na simulação numérica dos
fenômenos de transporte de calor e massa que ocorrem no interior das caldeiras, buscando
aprimorar um modelo existente em EES (Engineering Equation Solver). Assim, o trabalho
inclui uma avaliação da influência dos perfis de chama (parabólico, uniforme e
exponencial) durante a combustão e como estes afetam o desempenho térmico da caldeira.
Adicionalmente, o trabalho aborda as perdas de calor nas caixas de giro, que são
responsáveis por redirecionar os gases de combustão ao longo do percurso dentro da
caldeira, que afetam diretamente a eficiência térmica do sistema. Um aspecto relevante
do trabalho é a aplicação do modelo ao impacto da adição de hidrogênio ao gás natural
utilizado como combustível. Essa mistura tem o potencial de reduzir as emissões de CO2,
além de aumentar a temperatura dos gases de combustão e, consequentemente, a
eficiência energética da caldeira. Os resultados mostraram que o formato da chama tem
um impacto muito pequeno tanto na eficiência energética quanto exergética, com uma
diferença de temperatura máxima de 33 graus Celsius entre diferentes perfis, mas a adição de
hidrogênio ao gás natural aumentou as temperaturas dos gases em todos os passes e
elevou a eficiência energética média da caldeira de 77,71 por cento para 80,36 por cento. A modelagem
das caixas de giro revelou que a perda térmica contribuiu para uma redução de eficiência
média de até 12 por cento.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |