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Título: SIMULAÇÃO NUMÉRICA DE CALDEIRAS FLAMO-TUBULARES OPERANDO COM GÁS NATURAL E HIDROGÊNIO: ANÁLISE TERMODINÂMICA
Autor: DIEGO KRISTOPHER POSSINHAS UPSHAW
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  FLORIAN ALAIN YANNICK PRADELLE - ORIENTADOR
VANESSA BAUTISTA PAGANELLI - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 68854
Catalogação:  18/12/2024 Liberação: 18/12/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68854&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68854&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68854

Resumo:
Este trabalho apresenta uma análise termodinâmica de caldeiras flamotubulares operando com gás natural, com o objetivo de melhorar a eficiência do sistema e reduzir as emissões de gases poluentes. A pesquisa se baseia na simulação numérica dos fenômenos de transporte de calor e massa que ocorrem no interior das caldeiras, buscando aprimorar um modelo existente em EES (Engineering Equation Solver). Assim, o trabalho inclui uma avaliação da influência dos perfis de chama (parabólico, uniforme e exponencial) durante a combustão e como estes afetam o desempenho térmico da caldeira. Adicionalmente, o trabalho aborda as perdas de calor nas caixas de giro, que são responsáveis por redirecionar os gases de combustão ao longo do percurso dentro da caldeira, que afetam diretamente a eficiência térmica do sistema. Um aspecto relevante do trabalho é a aplicação do modelo ao impacto da adição de hidrogênio ao gás natural utilizado como combustível. Essa mistura tem o potencial de reduzir as emissões de CO2, além de aumentar a temperatura dos gases de combustão e, consequentemente, a eficiência energética da caldeira. Os resultados mostraram que o formato da chama tem um impacto muito pequeno tanto na eficiência energética quanto exergética, com uma diferença de temperatura máxima de 33 graus Celsius entre diferentes perfis, mas a adição de hidrogênio ao gás natural aumentou as temperaturas dos gases em todos os passes e elevou a eficiência energética média da caldeira de 77,71 por cento para 80,36 por cento. A modelagem das caixas de giro revelou que a perda térmica contribuiu para uma redução de eficiência média de até 12 por cento.

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