$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: SUSTENTABILIDADE COMO ATRATIVO TURÍSTICO: RECOMENDAÇÕES PARA TORNAR A GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EFICIENTE NA ILHA DE BOIPEBA, NA APA TINHARÉ-BOIPEBA (CAIRU, BA), UMA VANTAGEM COMPETITIVA TURÍSTICA
Autor: PEDRO ARTHUR MARTINS FERREIRA DE CAMPOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JOSE TAVARES ARARUNA JUNIOR - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 68350
Catalogação:  10/10/2024 Liberação: 10/10/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68350&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68350&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68350

Resumo:
Ilhas turísticas em geral enfrentam grandes desafios com a gestão de resíduos, especialmente devido a disposição inadequada de resíduos sólidos urbanos e a falta de conscientização. A Ilha de Boipeba, na Bahia, é um exemplo claro dessa problemática. A gestão de resíduos na ilha é uma grande dificuldade enfrentada pela administração pública e recebe pouca atenção da população local, resultando em um lixão crescente que contamina o lençol freático e rios, o que já afeta alguns pontos turísticos. Este trabalho visa fornecer uma análise sobre a realidade local e investigar soluções baseadas em casos positivos e negativos ao redor do mundo e como os investimentos em sustentabilidade podem impulsionar o turismo. A pesquisa de campo, que incluiu entrevistas semiestruturadas e visitas técnicas, revelou a ausência de uma demanda significativa por melhorias, seja por desconhecimento ou desinteresse. Sem essa demanda, a gestão pública não prioriza a resolução do problema. Contudo, há formas de conscientizar a população e iniciar melhorias. As recomendações propostas, baseadas em diferentes casos e na literatura, englobam a gestão dos impactos por meio de ações de prevenção, mitigação e de fomentos e incentivos, considerando a capacidade de carga para o planejamento territorial local. A pesquisa demonstra que uma gestão eficaz de resíduos, como parte de uma estratégia de sustentabilidade, pode não apenas melhorar a qualidade ambiental e de vida da população local, mas também alavancar os benefícios econômicos e competitivos do destino turístico. Portanto, as estratégias delineadas visam transformar a gestão de resíduos em uma vantagem competitiva para a Ilha de Boipeba.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui