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Coleção Digital
Título: INGRESSO E EVASÃO NA EXPANSÃO RECENTE DO ENSINO SUPERIOR Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): JORGE CASSIO REIS DA SILVA MELLO
Colaborador(es): FRANCISCO CRESO JUNQUEIRA FRANCO JUNIOR - Orientador
Número do Conteúdo: 6782
Catalogação: 09/08/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6782@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6782@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6782
Resumo:
Título: INGRESSO E EVASÃO NA EXPANSÃO RECENTE DO ENSINO SUPERIOR Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): JORGE CASSIO REIS DA SILVA MELLO
Colaborador(es): FRANCISCO CRESO JUNQUEIRA FRANCO JUNIOR - Orientador
Número do Conteúdo: 6782
Catalogação: 09/08/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6782@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6782@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6782
Resumo:
O ensino superior no Brasil vem experimentando um
significativo processo de
expansão, iniciado em meados da década de 90. A retomada
do crescimento do
número de matrículas, após um período de estagnação na
década anterior, ocorreu
num contexto de aumento do número de concluintes do nível
médio, e acentuouse
a partir de 1997, sob os efeitos das políticas
governamentais para a ampliação
da oferta de vagas. O setor privado foi o principal
responsável pelo processo de
expansão, em vista da redução das restrições legais para a
criação de novos cursos
e instituições. Este trabalho investiga as relações entre
as chances de ingresso e o
risco de evasão e algumas características sociais e
familiares dos estudantes, no
contexto da expansão recente deste nível de ensino no
Brasil. A análise foi
baseada na aplicação de um modelo de regressão, utilizando
os dados da Pesquisa
Mensal do Emprego do IBGE de 1994 a 2001. Os resultados
indicam que tanto o
ingresso quanto a evasão são fortemente condicionados
pelas características
sociais dos estudantes, que as chances de ingresso
reduziram-se para o conjunto
dos concluintes do ensino médio e que o risco de evasão
manteve-se constante.
Também não foram observadas alterações nas desigualdades
de acesso entre
estudantes de diferentes grupos sociais no período.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS |
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CAPÍTULO 1 |
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CAPÍTULO 2 |
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CAPÍTULO 3 |
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CAPÍTULO 4 |
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CAPÍTULO 5 |
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CAPÍTULO 6 |
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |
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