$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: TÉCNICAS DE MACHINE LEARNING E CONTROLE EXTREMAL APLICADOS NA DETECÇÃO DE EXOPLANETAS
Autor: BRUNA VIANNA DE FRANCA COSTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  EDUARDO COSTA DA SILVA - ORIENTADOR
WILLIAM DE SOUZA BARBOSA - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 67197
Catalogação:  04/07/2024 Liberação: 04/07/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67197&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67197&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67197

Resumo:
A NASA desenvolveu o Telescópio Kepler usando observações de eventos de trânsito, que são pequenas quedas no brilho de uma estrela quando um planeta passa na frente dela. Como os eventos de trânsito duram apenas uma fração do dia, todas as estrelas devem ser monitoradas continuamente, implicando que seus brilhos devem ser medidos pelo menos uma vez a cada poucas horas. A capacidade de visualizar continuamente as estrelas monitoradas determina que o campo de visão nunca deve ser bloqueado em qualquer época do ano. Tais condições, principalmente no espaço, são difíceis de prever, por isso, alguns casos de falso positivos e negativos ocorrem na hora da classificação de exoplanetas. A fim de aperfeiçoar essa classificação, tratando o problema de falsos positivos e negativos, foi desenvolvido dois tipos de abordagens de modelos preditivos para as observações de exoplanetas feita pelo telescópio Kepler. Para tal desenvolvimento foi utilizado um sistema Model Free, baseado em modelos de aprendizagem de máquina usando Redes Neurais e Rede Neuro-Fuzzy, e também modelos mais matemáticos, como Controle Extremal. Para o modelo de Redes Neurais, foram escolhidos e comparados dois modelos feitos em Python™: Perceptron e Multi-Layer Perceptron. Desses modelos, foi utilizado o com melhor resultado envolvendo métrica de acurácia, precisão, recall e RMSE. Para o modelo de Redes Neuro-Fuzzy, foram escolhidos e comparados dois modelos distintos usando duas bases de dados diferentes desenvolvido também em MATLAB. Desses modelos, foi utilizado o com melhor resultado envolvendo métrica de acurácia e RMSE. Para o modelo de Controle Extremal foi modelado um sistema em MATLAB com mesmo ruído que o a base de dados, escolhida uma função de custo, e em seguida foi aplicado uma entrada senoidal e construído um controle eficiente para analisar a melhor resposta do sistema.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui