$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: DESIGN, UNIVERSIDADE E LONGEVIDADE: CONTRIBUIÇÕES PARA PROJETOS DE VIDA PARA TRANSFORMAÇÃO DA VELHICE NO SÉCULO XXI
Autor: DENISE MARIA GARRIDO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  VERA MARIA MARSICANO DAMAZIO - ORIENTADOR
FERNANDA DA SILVA APARICIO PINA - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 67149
Catalogação:  27/06/2024 Liberação: 27/06/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67149&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67149&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67149

Resumo:
A longevidade populacional representa uma das maiores conquistas da humanidade. No entanto, observa-se que o envelhecimento é recorrentemente tratado com preocupação, sugerindo mais declínios, perdas e obstáculos. Este trabalho explora visões contemporâneas e mais otimistas sobre o envelhecimento e a longevidade populacionais, assim como meios de contribuir para que a velhice seja reconhecida como uma fase da vida que traz também, soluções, progresso e florescimento à sociedade, mais do que apenas desafios insolúveis. Ele parte da premissa de que – a exemplo das contestações lideradas durante a juventude – a geração nascida entre 1945 e 1964, hoje, está à frente de nova mudança: a de ter mais de 50 anos no século XXI. Nesse sentido, busca-se caminhos para a promoção de projetos de vidas longevas com propósito, produtivas e alinhadas com os tempos atuais e futuros. Incorpora-se as ideias de que o design é uma atividade projetual instrumentada para elaborar cursos de ação destinados a mudar realidades existentes em outras preferíveis e que todos somos designers, consequentemente, capazes de projetar novas longevidades. Seu objetivo é ampliar as oportunidades de projetos que valorizem os benefícios da longevidade e sirvam de modelo para novas formas de viver a velhice. Três perspectivas orientam este trabalho: a psicologia positiva, que enfatiza o bem-estar e a felicidade, a teoria do desenvolvimento psicossocial de Erik Erikson, que destaca a generatividade como possibilidade a partir dos 45 anos e a que apresenta o papel do design como agente de transformação. Explora-se temas como idadismo, economia prateada e educação continuada, entre outros que ganham relevância frente à megatendência nomeada de sociedade prateada.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui